FRAMES FORNECE SEPARADORES PARA PROJETO DA SAUDI ARAMCO
A Frames, especialista holandesa em soluções para petróleo e gás, anunciou a conclusão das obras de dois grandes separadores eletrostáticos para o campo Shaybah, na Arábia Saudita. Os equipamentos serão usados para desidratar e dessalinizar um adicional de 250 mil barris de petróleo por dia.
O campo é o mais remoto da Saudi Aramco, localizado no extremo norte do deserto Rub ‘al-Khali. Atualmente, a área produz cerca de 750 mil barris por dia e a capacidade será aumentada com os separadores, que usam fracas cargas elétricas a fim de atrair as moléculas de água para a superfície, onde são filtradas.
A função maior dos equipamentos produzidos pela Frames é remover todos os vestígios de água ou outros contaminantes de produtos do petróleo cru. A compra dos equipamentos pela Saudi Aramco não é novidade, já que a companhia holandesa fornece há anos soluções para a empresa árabe.
Para este projeto, a Saudi Aramco precisava aumentar a eficiência dos seus reservatórios. Para isso, mais água precisa ser injetada nos campos de petróleo para manter a pressão e continuar a produção. Isso vai mudar a composição do fluxo do poço e requer soluções avançadas para garantir a separação eficiente. É nesse ponto que entra o separador eletrostático.
“A nossa primeira entrega de equipamentos para a Saudi Aramco foi em 1993, com dois Skids Separadores para a Plataforma de Berri. Mais tarde, diversos grandes Separadores Multifásicos para os campos Shaybah, Khurais, Safaniyah e Hawiyah, bem como aplicações de tratamento de água produzida para os campos Shaybah, Khurais e Manifa. Os Separadores Eletrostáticos encerram o processo de separação do óleo bruto e a oferta desses itens também confirma a confiança da Saudi Aramco em nossas capacidades como um fornecedor de soluções de classe mundial”, afirmou o gerente de vendas de Tecnologias de Separação da Frames, Geert Willemse (foto).
Deixe seu comentário