FRANÇA ANUNCIA PACOTE DE FINANCIAMENTO PARA PLANO DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Segolene-RoyalA França anunciou nesta segunda-feira (23) um pacote de financiamento para o projeto de lei sobre a transição energética, que consiste em empréstimos de baixo custo para melhorar o isolamento térmico em edifícios e aumentar o investimento em energia renovável. A energia renovável é responsável por 14% da eletricidade do país.

De acordo com a ministra da Ecologia da França, Ségolène Royal (foto), a lei é uma oportunidade de reduzir a conta energética do país, valorizando as novas tecnologias, o transporte limpo e a eficiência energética, de modo a contribuir para a competitividade das empresas francesas. Estão previstos créditos de 5 bilhões de euros para ajudar empresas e cidadãos a apoiar projetos locais.

Um dos pontos mais controversos foi a energia nuclear. Os ecologistas quiseram garantir que o Estado poderá controlar sua redução progressiva no conjunto de fontes energéticas utilizadas no país. O objetivo é reduzir a proporção da energia nuclear a 50% da produção de eletricidade em 2025. A atual proporção, de 75%, faz da França um dos países mais dependentes desse tipo de energia no mundo.

O texto também define metas de evolução em relação ao fim do ano de 2012, como a redução de 50% do consumo energético até 2050, a diminuição de 30% do consumo de energias fósseis até 2030, e o aumento da proporção da energia renovável no consumo final de energia até 2030 para 32%.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of