FRANÇA FAZ PRESSÃO CONTRA A ALEMANHA PARA QUE CANCELE A CONSTRUÇÃO DO GASODUTO NORD STREAM 2

swswswswsA França está fazendo pressão em cima da Alemanha para que cancelasse projeto do gasoduto Nord Stream 2 com a Rússia,  em protesto contra a detenção em Moscou do líder da oposição Alexei Navalny.  Mas o apelo de Macron caiu em ouvidos surdos em Berlim: “Sempre dissemos que temos as maiores dúvidas sobre este projeto neste contexto”, disse o ministro dos Assuntos Europeus, Clement Beaune.  Questionado especificamente se a França queria que Berlim desistisse do projeto, Beaune disse: “Na verdade, já dissemos isso”. O  Nord Stream 2 é um gasoduto de US$ 11 bilhões que  passa por baixo do Mar Báltico e deve dobrar os embarques de gás natural da Rússia para a Alemanha, a maior economia da Europa. Falta pouco mais de 100 quilômetros para que o gasoduto chegue em terras alemãs. Os Estados Unidos e vários países europeus, como a Polônia, criticaram o projeto, dizendo que aumentará a dependência da Alemanha e da União Europeia da Rússia para suprimentos críticos de gás.

A chanceler alemã, Angela Merkel, apoiou o projeto e os trabalhos foram retomados em dezembro, após uma pausa de quase um ano devido às sançõesRUSSIA-POLITICS-OPPOSITION-NAVALNY-DEMO americanas. Questionada sobre as objeções francesas, a porta-voz de Merkel disse na segunda-feira que “o governo não mudou sua posição básica” em apoio ao Nord Stream 2. A França diz que os líderes europeus estão avaliando novas sanções contra a Rússia por causa da repressão do presidente Vladimir Putin à oposição liderada por Navalny, que foi preso em meados de janeiro e enfrenta um julgamento que pode levá-lo à prisão por anos. Milhares desafiaram as advertências do governo de protestar em todo o país no domingo, em um segundo fim de semana de manifestações em massa contra a prisão do oponente mais proeminente de Putin.

“As sanções já foram impostas, poderíamos fazer isso, mas temos que ser claros, elas não serão suficientes”, disse Beaune.A opção Nord Stream está sendo considerada. É uma decisão para a Alemanha, porque o gasoduto está na Alemanha”, concluiu.  A porta-voz de Merkel condenou a repressão na Rússia e pediu “a libertação imediata” dos manifestantes detidos, bem como do próprio Navalny.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
jonas da silva tavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
jonas da silva tavares
Visitante
jonas da silva tavares

os estados unidos não valem nada, pais canalha, o problema deles é sufocar a Rússia da mesma maneira que faz com cuba, ira e tantos outros países que o governo norte americano escolhem como inimigo!!!