FRANÇA MANDA AJUDA PARA TENTAR SALVAR NAVIO QUE ESTÁ DERRAMANDO 4 MIL TONELADAS DE ÓLEO NAS ILHAS MAURÍCIO

aqaqaUm derramamento  de óleo combustível causado pelo navio MV Wakashio, que encalhou em um recife, fez o primeiro-ministro das Ilhas  Maurício, Pravind Jugnauth, declarar estado de emergência ambiental depois de sobrevoar a área e solicitou a ajuda da França para lidar com o  navio encalhado. Ainda não se sabe as razões do acidente. As autoridades locais disseram que  “O naufrágio do Wakashio representa um perigo para as Ilhas Maurício. Nosso país não tem experiência nem meios para resgatar navios, por isso pedimos  ajuda à França e ao seu presidente Emmanuel Macron.” O navio estava carregado com 4 mil toneladas de óleo combustível. Muito frequentada por suas lagoas e praias paradisíacas, as Ilhas Maurício é um importante destino do turismo internacional.

A embaixada francesa nas Ilhas informou, em comunicado, que um avião da Força Aérea estacionado na Ilha da Reunião faria duas viagens para analisar a qaqqaasituação do navio encalhado e o nível de contaminação na área. “Estamos mobilizando equipes e materiais da Ilha Reunião. Quando a biodiversidade está em perigo, devemos agir com urgência. A França está com o povo de Maurício”. O MV Wakashio encalhou em 25 de julho em um recife na costa sudeste. Os 20 membros da tripulação foram evacuados com segurança após o naufrágio.

dedededdO navio pertence a uma fabricante japonesa, tem bandeira panamenha e transportava 3.800 toneladas de combustível que começou a vazar no mar após o acidente em Pointe d’Esny, próximo ao aeroporto internacional de Maurício. Um porta-voz da Mitsui OSK Lines, a operadora da embarcação, garantiu a Tóquio que as operações de extração do combustível por helicóptero foram afetadas pelo mau tempo: “Tentamos colocar uma rede de contenção em torno do vazamento, mas não funcionou devido às ondas“, explicou, acrescentando que certos tanques isolados não apresentam risco de vazamento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of