FRANÇA MANOBRA E LIDERA PAÍSES PARA REIVINDICAR PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO ROSA E DOMINAR MERCADO DE VENDA PARA A EUROPA

emmanuel-macron-4_5054824-1050x330Vários países da União Europeia (UE) estão pesquisando o chamado hidrogênio rosa, produzido por eletrólise utilizando energia de usinas nucleares, e querem que ele seja igualado ao hidrogênio verde. Veja a lista: França, Romênia, Bulgária, Polônia, Eslovênia, Croácia, Eslováquia, Hungria e República Tcheca. Todos eles fazem da energia nuclear uma de suas fontes primárias de energia. Nos últimos dias, reiteraram formalmente seu pedido em uma carta oficial assinada e enviada à UE. O pedido chegou a Comissão Europeia em uma carta assinada pelos diversos ministros do meio ambiente, que analisam as vantagens da inclusão do hidrogênio rosa nas fontes de energia renováveis. Os nove países querem debater a cooperação entre os estados membros. De acordo com as nove nações, a infraestrutura transeuropeia para o transporte de hidrogênio a longa distância será cada vez mais necessária para que o mercado europeu de hidrogênio se torne competitivo e eficiente.

A  França lidera este movimento, que já está numa posição vantajosa, sendo um dos poucos na Europa Ocidental a ter mantido várias usinas nucleares em operação em seu território durante a última década: 19 ao todo. Outra grande  vantagem  para a França, seria a aprovação do hidrogênio rosa dentro do estreito círculo das energias renováveis. Para eles,  há a possibilidade de produzi-lo em grandes quantidades, de modo que possa ser transferido e  vendido para o exterior através do projeto H2Med, que até 2030 deverá levar à construção de um grande gasoduto europeu para a transferência de hidrogênio da Espanha e da França para a Alemanha e outros países. Uma grande quantidade do primeiro elemento na tabela periódica também poderia ser explorada dentro da própria nação para alimentar o transporte comercial, um setor no qual o hidrogênio poderia desempenhar um papel fundamental nos próximos anos.

Há poucos dias que foi assinada uma importante parceria entre a gigante francesa do hidrogênio Air Liquide, a empresa líder mundial em eletrólise, e a TotalEnergies, para a construção de mais de 100 pontos de reabastecimento dedicados a veículos pesados na França. A nível europeu, um dos objetivos finais deste importante pedido é a introdução do hidrogênio rosa dentro do estreito círculo das energias renováveis, presente na nova revisão da RED (Renewable Energy Directive), atualmente em discussão em Bruxelas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of