FUNCIONÁRIOS DA SHELL NA NIGÉRIA ESTÃO SENDO ACUSADOS DE CAUSAR VAZAMENTOS EM OLEODUTOS PARA TER SERVIÇOS

fefeeffeA Shell na Nigéria está enfrentando um problema cabeludo. Um programa investigativo de uma TV holandesa acusou  a Shell de ter  lucrado com derramamentos de petróleo orquestrados no oleoduto Afam VI, na Nigéria, de propriedade da própria companhia, que não está sendo acusada formalmente. Os oleodutos teriam sido deliberadamente danificados para lucrar com as operações de limpeza dos funcionários da operação nigeriana da Shell, de acordo com a agência de investigação holandesa Zembla. Depois de uma investigação de 18 meses, ela acusou funcionários da Shell Petroleum Development Company da Nigéria (SPDC) de contratar jovens locais para danificar oleodutos e, em seguida, empregá-los para cuidar dos danos que já haviam feito.  A investigação alegou que tanto a Shell quanto funcionários do governo holandês na Nigéria estavam cientes das alegações desde 2018, mas não agiram. Um porta-voz da SPDC disse que “não tem conhecimento de nenhum tggtgtgttfuncionário ou empreiteiro  ter estado envolvido em atos que causaram derramamentos de óleo no Delta do Níger.‘”

Uma testemunha denunciou  o suposto esquema de limpeza com fins lucrativos na cidade de Ikarama, disse que viu pelo menos 30 vazamentos nos últimos 13 anos, de acordo com o grupo ambientalista holandês Friends of the Earth Netherlands. A Zembla anunciou em seu programa, que afirmava ter falado com cinco denunciantes, que “os funcionários da Shell lucram com esses vazamentos intencionais de óleo embolsando dinheiro com orçamentos de limpeza. A maioria dos vazamentos em Ikarama foi o resultado de instruções dadas por funcionários da Shell Nigéria.” Embora os supostos lucros envolvidos nas operações de limpeza não tenham sido esclarecidos, a Zembla alegou que o dinheiro foi dividido entre os funcionários do SPDC e os jovens empregados locais, segundo declarações que foram edededdfornecidas à polícia local por testemunhas.

Um ex-segurança do SPDC entrevistado no documentário afirmou que os supervisores e funcionários da Shell dividiram o dinheiro da limpeza. “O departamento de recuperação da Shell sabota os oleodutos. Se a limpeza levar sete meses, eles vão parar depois de apenas três.” O programa não forneceu dados sobre quanto lucro foi supostamente obtido. A SPDC argumentou que todos os derramamentos são avaliados por uma equipe de investigação liderada pelo governo. “Onde a sabotagem é estabelecida, os empreiteiros comunitários não recebem o contrato de limpeza para garantir que os possíveis cúmplices não se beneficiem de tais atividades”, disse um porta-voz do SPDC. A longa história de derramamentos de óleo na edededeNigéria fez da Shell, com sede na Holanda, alvo de protestos e críticas de grupos ambientalistas. Desde que a Shell começou a perfurar para obter petróleo no Delta do Níger em 1958, milhões de litros de petróleo vazaram para a terra. O programa de investigação holandês afirma que “o maior desastre de petróleo do mundo está ocorrendo no Delta do Níger”.

A Shell afirma que 95% dos vazamentos de óleo são resultado de sabotagem, mas nega envolvimento nos vazamentos, que atribui aos criminosos locais. Apesar da meta zero global da Shell, que visa evitar qualquer vazamento em todo o mundo, a SPDC, subsidiária da companhia na Nigéria, viu um aumento de 41% em 2019 no número de gtgtgggtderramamentos de petróleo bruto causado por roubo ou sabotagem de oleoduto. A petroleira nigeriana é uma joint venture entre a Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC), que detém 55% das ações, 30% da operadora Shell e 10% e 5% da francesa Total e da italiana Eni, respectivamente. Opera mais de 6.000 quilômetros de oleodutos no delta do Níger. A Shell alegou que, globalmente, 263 alegações de má conduta foram relatadas em 2019 por meio de sua linha de apoio, e que 93 funcionários e contratados foram demitidos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of