FURNAS VAI INAUGURAR PLANTA DE HIDROGÊNIO VERDE NA USINA DE ITUMBIARA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

unnamedO mercado de hidrogênio no Brasil vai ganhando novos desdobramentos e avanços. Na próxima quarta-feira (8), a Eletrobrás Furnas inaugurará sua primeira planta de testes de produção de hidrogênio verde. A unidade ficará localizada na Usina Hidrelétrica de Itumbiara, em Goiás, e servirá para estudos sobre o armazenamento de energia e sua inserção no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ao todo, Furnas investiu R$ 45 milhões na planta. Para o evento de inauguração, já estão confirmadas as presenças do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do presidente da Eletrobrás 1623-noticiaFurnas, Clovis Torres, entre outras autoridades. A planta faz parte do Projeto P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), chamado de “Desenvolvimento de Sinergia entre as Fontes Hidrelétrica e Solar com Armazenamento de Energias Sazonais e Intermitentes em Sistemas a Hidrogênio e Eletroquímico”.

O processo de obtenção do hidrogênio acontecerá por meio da eletrólise da água. O eletrolisador será alimentado por energia de fonte fotovoltaica. O hidrogênio será armazenado em forma de gás em tanque de armazenamento instalado na planta, e depois usado para obtenção de eletricidade por meio do uso de Célula de Combustível. Essa energia será integrada ao SIN por meio da subestação instalada na hidrelétrica de Itumbiara. O projeto também contempla o uso de armazenamento eletroquímico em baterias e os estudos envolverão a utilização desses dois vetores.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of