GÁS NATURAL AÇU RECEBEU CARGA DE GNL PARA COMISSIONAR TÉRMICA GNA 1 | Petronotícias




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GÁS NATURAL AÇU RECEBEU CARGA DE GNL PARA COMISSIONAR TÉRMICA GNA 1

Bernardo PersekeA Gás Natural Açu (GNA) recebeu a sua primeira carga de Gás Natural Liquefeito (GNL) em seu Terminal de Regaseificação de GNL, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Durante a operação, foram transferidos cerca de 140 mil m³ do combustível para o navio regaseificador BW Magna. O GNL recebido será usado para o comissionamento do terminal e da usina termelétrica GNA I.

A planta conta com 1.338 MW de capacidade instalada e entrará em operação comercial no primeiro semestre deste ano. A transferência do GNL durou cerca de cinco dias. O combustível foi fornecido pelo navio gaseiro Kmarin Emerald, da BP, sócia e fornecedora exclusiva da GNA.

Primeira carga de gás 4Concluímos mais uma etapa importante do projeto da GNA com muita eficiência. O processo contou com uma equipe altamente capacitada e empenhada em garantir total segurança e sucesso na operação. Estamos cada vez mais próximos da operação comercial de nossa primeira usina, e cada etapa vencida dessa reta final nos aproxima ainda mais desse marco”, comentou o diretor-presidente da GNA, Bernardo Perseke.

Além da termelétrica GNA 1, a empresa também está desenvolvendo a usina GNA 2 – prevista para 2023. Juntas, as duas plantas alcançarão 3 GW de capacidade instalada. A GNA possui ainda licença ambiental para mais que dobrar a capacidade instalada de seu parque termoelétrico, podendo chegar a 6,4 GW. A companhia é uma joint venture formada pela BP Siemens AG e Prumo Logística.

wilsonA operação de transferência contou com o apoio da Wilson Sons. Cinco operadores da empresa apoiaram as manobras do navio gaseiro Kmarin Emerald para atracação a contrabordo de do FSRU BW Magna. “Para executar o ship-to-ship no Porto do Açu, fizemos uma série de treinamentos prévios no nosso simulador de manobras e nos preparamos para um enfrentar os mais diversos cenários”, contou o diretor comercial de Rebocadores da Wilson Sons, Elísio Dourado. Entre os rebocadores da Wilson Sons, estavam o WS Aries e WS Sirius, considerados os mais potentes da costa brasileira, com 90 toneladas de tração estática (bollard pull).

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