GASODUTO QUE SERÁ CONSTRUÍDO NO NIGER, ARGÉLIA E NIGÉRIA QUER SER ALTERNATIVA PARA FORNECIMENTO À UNIÃO EUROPEIA

ARGELIASeguem os avanços nas conversações entre a  Nigéria e o Níger para um projeto do gasoduto Trans-Saara. A reunião foi realizada na capital nigeriana Abuja e lançou os primeiros blocos de construção do projeto que se destina a ser implementado o mais rápido possível, segundo o ministro de Energia e Minas da Argélia, Mohamed Arkab, após discussões com o ministro de Estado dos Recursos Petrolíferos da Nigéria, Timipre Sylva, e o ministro do Níger de Energia e Energias Renováveis, Mahamane Sani Mahamadou. Segundo a Arkab, a reunião foi “importante e bem sucedida”. Ficou acordado continuar as consultas através da equipe técnica formada em Abuja e encarregada de preparar os estudos de viabilidade necessários para o projeto. Também foi acordado que os três ministros deveriam se reunir novamente no final de julho na Argélia.

A empresa petrolífera argelina Sonatrach assinou o primeiro memorando de entendimento para o projeto do gasoduto com a Nigerian State Oil Company em 2001. O custo inicial do projeto na época foi estimado em US$ 13 bilhões para transportar 30 bilhões de metros cúbicos de gás natural anualmente. Nigéria e Marrocos discutem um projeto semelhante, com um gasoduto de mais de 5.600 km de extensão, ligando os dois países à Europa via Espanha. Isso ajudará a fornecer gás nigeriano à União Europeia.

O governo de Rabat está procurando fornecer novas fontes de gás natural, depois que a Argélia suspendeu os trabalhos em um gasoduto para a Espanha via Marrocos devido a diferenças políticas. O Marrocos  cobrava taxas de trânsito, além do gás fornecido para uso local. A demanda global por gás natural aumentou, especialmente dentro da UE, que agora busca alternativas ao gás russo por causa da guerra na Ucrânia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of