GAZPROM FECHA ACORDO COM SHELL PARA CONSTRUÇÃO DE NOVO GASODUTO LIGANDO RÚSSIA E ALEMANHA
O mercado europeu de gás natural poderá contar com maiores movimentações em breve. A Gazprom fechou acordo com a Shell para a construção de um novo gasoduto que levará gás da Rússia à Alemanha, em projeto com potencial de fornecimento estimado em 55 bilhões de m³ por ano. O planejamento do gasoduto Nord Stream 2 busca contornar a Ucrânia, que passa por período conturbado, e aproximar a produção russa dos demais países europeus por meio do Mar Báltico. Além da Shell, o acordo foi fechado também com a companhia austríaca OMV e a alemã E.ON.
O novo projeto integra o plano da Gazprom de construir ramais adicionais ao gasoduto Nord Stream, em planejamento que traz um custo estimado de € 9,9 bilhões. Com os acordos firmados, o continente europeu amplia sua aproximação com a Rússia no setor energético e busca firmar sua segurança energética para os próximos anos por meio do abastecimento de gás natural.
Os atritos entre a Rússia e os países europeus, agravados com a eclosão da crise na Ucrânia, não vêm impedindo contratos no âmbito energético. A nova linha de fornecimento será a primeira a contornar o território ucraniano após o cancelamento do gasoduto South Stream no fim do último ano.
Deixe seu comentário