GERDAU CONCLUI VENDA DE DIVISÃO DE AÇOS ESPECIAIS NA ESPANHA E DEIXA DE PRODUZIR NA EUROPA
A indústria brasileira se encolhe ainda mais. Após ter anunciado o desinvestimento em maio, a siderúrgica Gerdau concluiu nesta quinta-feira (23) a venda de sua unidade de produção de aços especiais na Espanha para o grupo de investidores locais Clerbil, em acordo fechado por € 155 milhões. Com o encerramento da operação no país, onde atuava diretamente desde 2006, a empresa deixou de ter instalações produtivas na Europa. A unidade espanhola voltará a operar sob a marca Sidenor, empresa parceira no empreendimento.
O processo de venda aguardava apenas a aprovação final de autoridades concorrenciais do país, que concederam sua análise final esta semana. A divisão de aços especiais na Espanha, direcionada principalmente para o setor automotivo, detém uma capacidade produção de um milhão de toneladas por ano. De acordo com a companhia brasileira, o desinvestimento teve como objetivo focar em empresas com maior rentabilidade em meio à crise.
Além do valor estipulado inicialmente no contrato, a Gerdau poderá receber ainda € 45 milhões adicionais ao final de cinco anos, a depender do desenvolvimento futuro da subsidiária espanhola. “Frente aos desafios globais da indústria de aço, estamos buscando gerar mais valor de mercado e ampliar a competitividade de nossas operações, mantendo o endividamento sob controle”, afirmou em nota o CEO da empresa, André Gerdau Johannpeter (foto).
Após o anúncio da venda, a companhia siderúrgica ressaltou que irá continuar colaborando com a unidade de aços especiais para o desenvolvimento de novos produtos, com foco no atendimento à indústria europeia. A empresa detém escritórios comerciais na Alemanha, na França, na Itália e no Reino Unido, sendo operadora também de um dos maiores centros de P&D destinada ao setor de aço no continente.
Deixe seu comentário