ANP ESTUDA ABRIR LICITAÇÕES DE ÁREAS PARA ESTOCAGEM DE GÁS NATURAL

José GutmanCom o impulso crescente de investimentos, o mercado brasileiro de gás natural começa a ganhar novos contornos e o momento é de expansão. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) pretende abrir ainda este ano uma consulta pública para mapear o interesse de investidores na operação de estocagem de gás natural, e avalia criar rodadas de licitação para concessões de áreas voltadas a serviços de armazenamento subterrâneo. A entidade, que prevê a realização da consulta para o segundo semestre, já está elaborando uma minuta para definir os processos licitatórios do setor.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pelo diretor da agência, José Gutman (foto), durante evento no Rio. Segundo reportagem do Valor, a ANP avalia hoje possíveis áreas para a realização de atividades de armazenamento, assim como campos devolvidos ou em processo de devolução. O objetivo é encontrar reservatórios localizados em região que tenha infraestrutura para transporte do gás, como é o caso de bacias onshore maduras.

A operação está determinada na Lei do Gás, de 2010, que prevê a concessão de reservatórios de produção madura, devolvidos à União, para a estocagem. Segundo o modelo proposto, o investimento contaria com a participação de uma empresa prestadora de serviços para estocar o gás natural.

Com a consulta pública, a ANP pretende dimensionar o interesse de players do mercado nas concessões, assim como o perfil dos possíveis interessados no investimento. As rodadas ainda não têm data para acontecer, e dependem do resultado obtido pela agência tanto na análise de mercado quanto na preparação da minuta licitatória.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of