GOVERNO ABRE ESPAÇO PARA A PRODUÇÃO DE SHALE GÁS NO BRASIL COM PARTICIPAÇÃO PRIVADA

XXSSXSXO shale gás pode se transformar em uma realidade no país. O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que qualifica um projeto piloto para avaliações no país sobre a exploração de petróleo e gás não convencionais (shale) para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. A inclusão da iniciativa no PPI tem como objetivo “apoio ao licenciamento ambiental e de outras medidas necessárias à viabilização” do empreendimento, segundo publicação no Diário Oficial da União.  O chamado petróleo ‘shale’ é de extração mais cara que o convencional, além de oferecer mais riscos ambientais. Por isso, sua extração exige que os preços do petróleo estejam em um patamar mais elevado para oferecer retorno financeiro, completamente diferente do atual momento, em que a commodity bate recordes consecutivos de baixa.

O projeto tem sido chamado pelo governo de “poço transparente” e tem como objetivo a produção de conhecimento sobre a viabilidade de utilização de recursos em onshore  de reservatórios não convencionais. A iniciativa faz parte de um plano do Ministério de Minas e Energia para revitalização da exploração de petróleo e gás em áreas terrestres, conhecido pela sigla REATE. Em dezembro, a pasta defendeu que o “poço transparente” visa “buscar um Vaca-Muerta-Rincon-del-Mangrullo-Pepe-Delloro-bbva-frances-argentina-bbva-1920x1323arcabouço técnico, jurídico e legal” para permitir a exploração de petróleo e gás não convencionais de forma ambientalmente segura no país.

Os empreendimentos qualificados ao PPI são tratados como prioridade nacional. Isso agiliza os processos e atos de órgãos públicos para sua viabilização. O presidente Bolsonaro também qualificou como de âmbito do PPI a 17ª Rodada de Licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás sob regime de concessão e os leilões de energia A-5 e A-4 para contratação de projetos de geração de energia existentes. Os certames, no entanto, estão suspensos por enquanto, após determinação do Ministério de Minas e Energia em meio às incertezas geradas pela pandemia de coronavírus.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
ralfo bolsonaro bueno penteado Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ralfo bolsonaro bueno penteado
Visitante
ralfo bolsonaro bueno penteado

Retrocesso. Altamente poluidor e contaminados do lençol freático. A restauração das Telas e resíduos e difícil. Não precisava. O presidente está muito mau orientado estimulando extrativismo ao inves de tornar o país exportador de derivados de petróleo e fertilizantes nitrogenados, mais refino, oleodutos ao interior, , etc, facilitando balança comercialização e barateando o país ( pressal u$ 7 a 9 o barril no navio aliviador em frente da praia). Abre o olho presidente. Com o pressal e sem indústria do petroleo equivalente ! Vai comprar da China o derivado 30x o preço do oleo cru exportado por um!!!

trackback

[…] Governo abre espaço para a produção de ‘shale gas’ no Brasil com participação privadaPetronotíciasO presidente Bolsonaro assinou decreto que qualifica um projeto piloto para avaliações sobre a exploração de P&G não convencionais. Avalie […]