GOVERNO ADIA O LEILÃO DOS EXCEDENTES DA CESSÃO ONEROSA PARA NOVEMBRO

bentoUm pequeno ajuste no calendário. Agora, o governo federal está prevendo realizar em novembro o leilão dos excedentes de Sépia e Atapu, na Cessão Onerosa. É um pequeno adiamento em relação à estimativa anterior, que era fazer o certame no terceiro trimestre desse ano. A nova data para a licitação foi confirmada nesta terça-feira (19) pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ele afirmou que são previstos investimentos de R$ 220 bilhões nas duas áreas.

O custo de oportunidade de não realizarmos esse leilão é de cerca de R$ 18 bilhões por ano. São áreas [se referindo à Sépia e Atapu] que vimos que têm alta produtividade e excelente qualidade do óleo. Foi o que permitiu os recordes de exportação no ano de 2020”, declarou o ministro, participou de uma transmissão ao vivo da plataforma MegaWhat.

Ainda de acordo com Albuquerque, o Brasil se tornou em 2020 no sétimo maior exportador de óleo do mundo. O aumento da presença do produto brasileiro no mercado internacional se deve à preferência dos países pelo óleo com menor nível de enxofre. Essa é uma característica do insumo extraído do pré-sal.

O ministro também reiterou que a pasta trabalha para realizar a 17ª Rodada de Licitação de Concessão e também a 7ª Rodada de Partilha, com áreas do pré-sal. E destacou também o desejo de organizar um novo ciclo da Oferta Permanente em 2021.

Em relação às leis relacionadas ao setor energético, o ministro bento Albuquerque disse que espera que a Lei do Gás volte a sua versão original, já que o texto passou por mudanças no Senado. Ele acredita ainda que o Projeto de Lei do Senado (PLS) 232, sobre a modernização do setor elétrico, seja apreciado ainda no primeiro semestre.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of