faixa - nao remover

GOVERNO ADMITE POSSIBILIDADE DE O LEILÃO A NÃO ATENDER TODA A DEMANDA POR ENERGIA

altino-venturaA expectativa do governo para o Leilão A, que será realizado na quarta-feira (30), é que a necessidade de 3,2 mil MW médios não seja completamente coberta. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura Filho (foto), afirmou que o valor é elevado e que é possível que a oferta não atinja toda a disponibilidade descontratada. O certame será voltado para a contratação de energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração existente com início de suprimento em 1º de maio de 2014 e término em 31 de dezembro de 2019.

Para o executivo do MME, o certame cria uma condição favorável para a redução dos preços de energia para consumidores e geradores, que poderão disponibilizar o insumo a preços menores nos próximos cinco anos. A oferta vinda do leilão, acredita, significará menor demanda por recursos para socorrer as distribuidoras em dificuldades hoje pela falta de contratos de suprimento assegurados.

De acordo com o edital, o preço teto será R$ 262,00/MWh, no contrato por Disponibilidade, e R$ 271,00/MWh, no contrato por Quantidade. Nos contratos por disponibilidade estão incluídos os empreendimentos termelétricos, inclusive biomassa, diferenciados por fontes e por Custo Variável Unitário igual ou diferente de zero. Já nos contratos por quantidade estão incluídas as outras fontes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of