GOVERNO ANUNCIA DIRETORIA DA PPSA, A ESTATAL DO PRÉ-SAL
No fim de setembro, em entrevista coletiva, a presidente da Petrobrás, Graça Foster, disse que quem sentasse na cadeira de comando da Pré-sal Petróleo S.A. (PPSA) deveria ser conhecedor do mercado, estando “de igual para igual”. De fato, a executiva poderá tratar com gente que entende do assunto: os quatro nomes indicados para a diretoria da nova estatal, que vai gerenciar os contratos de partilha do pré-sal, são técnicos, todos vindo de empresas privadas.
Para a presidência da empresa, foi escolhido o engenheiro Oswaldo Pedrosa, que atuava como gerente executivo da HRT até o momento. Além dele, foram indicados Edson Nakagawa, Renato Darros de Matos e Antonio Cláudio Pereira da Silva para os cargos de direção. O presidente do conselho de administração da empresa será o atual Secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida.
Oswaldo Pedrosa, que foi diretor-adjunto da ONIP e presidente da ABPIP, é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em engenharia mecânica na COPPE/UFRJ e doutorado em engenharia de petróleo na Universidade de Stanford, na Califórnia. O executivo atuou por 25 anos no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES), além de ter sido Superintendente de Desenvolvimento da Produção na Agência Nacional do Petróleo até 2003.
![Oswaldo Pedrosa](http://www.petronoticias.com.br/wp-content/uploads/2013/10/Oswaldo-Pedrosa-e1381502421828-300x278.jpg)
Oswaldo Pedrosa será o presidente da PPSA.
Edson Nakagawa, que respondia pela liderança do Centro de Excelência de Sistemas Submarinos da GE no Brasil, será o diretor técnico e de fiscalização da PPSA. O executivo é formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba, com mestrado em engenharia de petróleo pela Universidade de Ouro Preto e doutorado também em engenharia do petróleo pela Universidade do Estado da Louisiania (EUA). Atuou de 1980 a 2000 na Petrobrás, antes de passar 12 anos trabalhando na Austrália.
A diretoria de gestão e contratos ficará com Renato Darros de Matos, que vinha atuando como diretor da Imetame até o momento. Formado em geologia pela Universidade de Brasília, com doutorado em ciências geológicas pela Universidade de Cornell, em Nova York, ele passou por Petrobrás (durante 21 anos), Aurizônia, Quantra e Petrobrás Internacional Braspetro BV na Líbia.
Já Antonio Cláudio Pereira da Silva ficará a cargo da diretoria de Administração, Controle e Finanças. Graduado em ciências contábeis e administrativas pela Faculdade Moraes Júnior, no Rio de janeiro, com pós-graduação em gestão avançada pelo INSEAD (França), o executivo era diretor financeiro da Barra Energia até o momento. Além disso, atuou na Petrobrás de 1976 até 2011, quando iniciou sua atividade na iniciativa privada.
Deixe seu comentário