GOVERNO ANUNCIA DIRETORIA DA PPSA, A ESTATAL DO PRÉ-SAL

Marco Antonio Almeida, indicado para presidir o conselho da PPSA.

No fim de setembro, em entrevista coletiva, a presidente da Petrobrás, Graça Foster, disse que quem sentasse na cadeira de comando da Pré-sal Petróleo S.A. (PPSA) deveria ser conhecedor do mercado, estando “de igual para igual”. De fato, a executiva poderá tratar com gente que entende do assunto: os quatro nomes indicados para a diretoria da nova estatal, que vai gerenciar os contratos de partilha do pré-sal, são técnicos, todos vindo de empresas privadas.

Para a presidência da empresa, foi escolhido o engenheiro Oswaldo Pedrosa, que atuava como gerente executivo da HRT até o momento. Além dele, foram indicados Edson Nakagawa, Renato Darros de Matos e Antonio Cláudio Pereira da Silva para os cargos de direção. O presidente do conselho de administração da empresa será o atual Secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida.

Oswaldo Pedrosa, que foi diretor-adjunto da ONIP e presidente da ABPIP, é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em engenharia mecânica na COPPE/UFRJ e doutorado em engenharia de petróleo na Universidade de Stanford, na Califórnia. O executivo atuou por 25 anos no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES), além de ter sido Superintendente de Desenvolvimento da Produção na Agência Nacional do Petróleo até 2003.

Oswaldo Pedrosa será o presidente da PPSA.

Edson Nakagawa, que respondia pela liderança do Centro de Excelência de Sistemas Submarinos da GE no Brasil, será o diretor técnico e de fiscalização da PPSA. O executivo é formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba, com mestrado em engenharia de petróleo pela Universidade de Ouro Preto e doutorado também em engenharia do petróleo pela Universidade do Estado da Louisiania (EUA). Atuou de 1980 a 2000 na Petrobrás, antes de passar 12 anos trabalhando na Austrália.

A diretoria de gestão e contratos ficará com Renato Darros de Matos, que vinha atuando como diretor da Imetame até o momento. Formado em geologia pela Universidade de Brasília, com doutorado em ciências geológicas pela Universidade de Cornell, em Nova York, ele passou por Petrobrás (durante 21 anos), Aurizônia, Quantra e Petrobrás Internacional Braspetro BV na Líbia.

Já Antonio Cláudio Pereira da Silva ficará a cargo da diretoria de Administração, Controle e Finanças. Graduado em ciências contábeis e administrativas pela Faculdade Moraes Júnior, no Rio de janeiro, com pós-graduação em gestão avançada pelo INSEAD (França), o executivo era diretor financeiro da Barra Energia até o momento.  Além disso, atuou na Petrobrás de 1976 até 2011, quando iniciou sua atividade na iniciativa privada.

Edson Nakagawa, futuro diretor técnico e de fiscalização da PPSA.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of