GOVERNO ASSINA DECRETO QUE TRANSFERE NUCLEP E INB PARA O MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

BOLSONAROO novo governo já realizou mudanças na estrutura administrativa do setor energético do país. Em um dos seus primeiros decretos, o presidente Jair Bolsonaro determinou a vinculação da Nuclebras Equipamentos Pesados (Nuclep) e da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) ao Ministério de Minas e Energia (MME). Antes, as duas empresas eram subordinadas ao Ministério de Ciência e Tecnologia – que agora também agrega as áreas de Inovações e Comunicações. Esta pasta, inclusive, manteve o comando da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A Nuclep está instalada no município de Itaguaí (RJ) e produz bens de capital sob encomenda, com foco principalmente na área de caldeiraria pesada. Em contratos de destaque mais recentes, a empresa foi responsável por desenvolver equipamentos para Angra 3 e construiu os cascos resistentes do submarino Riachuelo, lançado recentemente pela Marinha.

Por sua vez, a INB atua no chamado ciclo do combustível nuclear, desde a mineração, passando pelo beneficiamento e o enriquecimento, até a fabricação de pastilhas e do combustível que abastece as usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ). Já a CNEN trabalha na política nacional de energia nuclear, investindo também em pesquisa e desenvolvimento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of