GOVERNO AUTORIZA 11ª RODADA PARA MAIO

Será que agora vai? O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deu a notícia que a indústria de óleo e gás estava esperando desde 2007: está aprovada a 11ª rodada de licitação de blocos exploratórios de petróleo e gás. A presidente Dilma Rousseff assinou os documentos necessários para que a rodada seja realizada até maio.

Serão 172 blocos envolvidos, e não mais 174 como havia sido anunciado anteriormente. Segundo o governo, a mudança se deu em razão de questões ambientais. Metade dos blocos ficam em mar e metade em terra.

Lobão afirmou ainda que a presidente autorizou o cancelamento da 8ª rodada, realizada em 2006, envolvendo blocos também no pré-sal. Ele explicou que o leilão foi seguindo o modelo de concessão, mas o país decidiu enquadrar o pré-sal no modelo de partilha, portanto não havia como dar seguimento à rodada.

O primeiro leilão de blocos no pré-sal está previsto para novembro, mas ainda depende de uma série de fatores. Dentre eles, a definição do modelo de contrato que será utilizado, coisa que a indústria ainda não teve acesso, já que tem sido feito a sete chaves pelo governo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of