GOVERNO AVALIA REGRA DE TRANSIÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEÚDO LOCAL
O governo está estudando a criação de uma regra de transição para o processo de mudanças previstas na política de conteúdo local, como uma forma de tornar o processo “tão indolor quanto possível”, segundo o ministro -chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (foto).
A intenção do governo de flexibilizar as exigências não mudou, pelas declarações do ministro, mas agora estão buscando maneiras de fazer essas alterações com um prazo maior e um impacto menor.
Padilha falou sobre o assunto com integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), em Brasília, mas não deu detalhes de como poderia ser esse modelo provisório e intermediário. Ainda assim, ele reconheceu que não poderiam “romper de uma vez por todas com tudo aquilo que se tem”, já que muitos empresários investiram e estruturaram seus negócios e suas empresas baseados nas premissas estabelecidas pela política.
A posição do ministro ainda é tímida, mas parece um primeiro reconhecimento de que o processo estava sendo feito sem dar atenção à indústria de fornecedores nacional, justamente a que mais vem sofrendo em meio a crise econômica e a que tem a maior capacidade de retomar a geração de empregos no País.
Alea jacta est! Tem que confrontar Parente e alguns tribunais.