GOVERNO CANCELOU TRÊS LEILÕES DE ENERGIA QUE SERIAM REALIZADOS NESTE ANO
O Ministério de Minas e Energia anunciou nesta quarta-feira (14) novas mudanças importantes no calendário de leilões de energia no Brasil. Três certames que seriam realizados neste ano foram cancelados: o Leilão de Energia Nova “A-6”; o Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados; e o Leilão para Contratação de Reserva de Capacidade, na forma de potência.
Segundo o ministério, o Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados não será realizado porque os déficits de suprimento de energia levantados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e publicados no documento “Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados, Horizonte 2022/2026 – Ciclo 2021” não foram suficientes para a indicação do certame para contratação de novas soluções de suprimento este ano.
Ainda de acordo com a pasta, o leilão A-6 foi cancelado devido à “ausência de declaração de necessidade de compra de energia elétrica por parte das distribuidoras de energia”. O cancelamento dessa licitação já havia sido divulgado no mês passado.
Por fim, o Leilão para Contratação de Reserva de Capacidade, na forma de potência foi cancelado porque o ministério ainda está elaborando, em conjunto com a EPE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), estudos para viabilizar um certame pautado pela neutralidade tecnológica, que permita e estimule a concorrência entre as diversas fontes primárias de geração de energia e possibilite, ainda, a contratação de soluções de armazenamento.
Deixe seu comentário