GOVERNO CANCELOU A REALIZAÇÃO DO LEILÃO DE ENERGIA A-6 DESTE ANO

linhaO Ministério de Minas e Energia anunciou o cancelamento do leilão de energia nova A-6 que estava previsto para este ano, devido à ausência de demanda por parte das distribuidoras de energia. O certame contrataria projetos novos de geração eólica, hidrelétrica e termelétrica (biomassa, gás natural e RSU) para fornecimento a partir de 1º de janeiro de 2028.

O cancelamento do Leilão A-6 decorre de diversas medidas em curso, como a proposta de abertura de mercado, a expansão da geração distribuída e a descotização das usinas Eletrobrás. Desta forma, não houve, por parte das distribuidoras de energia, declaração de necessidade de compra de energia elétrica para o Leilão A-6 de 2022”, disse a pasta, em comunicado.

A pasta, porém, confirmou a realização do leilão A-5, agendado para o dia 16 de setembro. O início do fornecimento previsto para os empreendimentos que serão contratados na concorrência será em 1º de janeiro de 2027.

Serão negociados Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEARs) na modalidade por quantidade, com prazo de suprimento de 20 anos para centrais geradores hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e usinas hidrelétricas, com potência igual ou inferior a 50 MW; e ampliação dessas usinas hídricas existentes com potência igual ou inferior a 50 MW.

O certame A-5 prevê ainda, na modalidade por quantidade, contratação de empreendimentos eólicos e solares fotovoltaicos e suas ampliações com prazo de suprimento de 15 anos. Enquanto isso, na modalidade por disponibilidade, com prazo de suprimento de 20 anos, serão negociados CCEARs dos empreendimentos de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos, termelétricos a biomassa; e a carvão mineral nacional e a biogás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of