GOVERNO DE ALBERTA REAGE A DETERMINAÇÃO DA GOVERNADORA DE MICHIGAN FECHAR LINHA 5 DE UM OLEODUTO NA CIDADE

EEDDEDO governo de Alberta, no Canadá,  não está aceitando com bons olhos a última tentativa do governador de Michigan, nos Estados Unidos,  de fechar o oleoduto da Linha 5 de Enbridge. A governadora Gretchen Witmer(foto principal) entrou com uma ação legal para forçar o fechamento de um oleoduto, de propriedade da empresa canadense com sede em Calgary, que passa por baixo do canal que liga o Lago Michigan ao Lago Huron. O gabinete de Witmer disse a Enbridge que estava revogando uma servidão concedida em 1953 que permitia à empresa construir a Linha 5 pelo Estreito de Mackinac. A governadora informou que havia um padrão de não conformidade com as condições para operar a linha com segurança por parte da Enbridge. O procurador-geral de Michigan também entrou com uma ação para cumprir a ordem de interromper o fluxo de petróleo em 180 dias. A Enbridge diz que não há “base confiável” para as ações do governador.

Aqui em Michigan, os Grandes Lagos definem nossas fronteiras, mas também definem quem somos como pessoas”, disse Whitmer em swwswswsum comunicado.  “A Enbridge tem se recusado rotineiramente a tomar medidas para proteger nossos Grandes Lagos e os milhões de americanos que dependem deles para água potável e bons empregos.” O oleoduto da Linha 5 transporta combustíveis e petróleo  sob o estreito desde 1953, quando foi concedida uma servidão para isso pelo estado de Michigan. Atualmente, ele transporta 23 milhões de galões de petróleo e gás  todos os dias através da Península Superior de Michigan, se divide em dois para transportá-lo sob os lagos e, em seguida, transporta-o em outro oleoduto através da Península Inferior até Ontário.

swswsSonya Savage(foto a esquerda) , a ministra de energia de Alberta, dirigiu palavras fortes ao governador Whitmer ao saber da ação legal: “Este é apenas o mais recente desenvolvimento nos esforços de longa data do poder executivo de Michigan contra um corredor de energia vital para o estado. Como tantas questões regulatórias relativas a oleodutos, espera-se que o último movimento anunciado hoje vá para um processo longo e demorado no sistema judiciário americano.” A Enbridge rebateu que os oleodutos permaneceram seguros. “Este aviso e o relatório do Departamento de Recursos Naturais de Michigan são uma distração dos fatos fundamentais”, disse o vice-presidente executivo e presidente da Enbridge Liquids Pipelines, Vern Yu, em um comunicado.

Savage também disse que a Linha 5 forneceu a maioria do propano necessário para aquecer as casas na Península Superior, bem como fornecer aos estados vizinhos, bem como às províncias de Ontário e Quebec, energia segura e confiável: “Este projeto é uma peça crítica de infraestrutura que está sendo tornada ainda mais segura por meio do Projeto do Túnel dos Grandes Lagos e pode fornecer a energia necessária para as próximas décadas, com a segurança que esperamos.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of