GOVERNO DEVE ANUNCIAR GRANDE DESCOBERTA DE PETRÓLEO EM SERGIPE ESTE MÊS
No dia 23 deve ser oficialmente anunciada em Aracajú (SE) uma gigantesca descoberta de petróleo naquele estado. A promessa é do governo de Sergipe, após conversas com o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia. A descoberta pode ser a maior do país fora da região do pré-sal. Na ocasião, comparecerá também a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard.
Com base numa campanha exploratória na costa sergipana, estima-se que uma área controlada pela Petrobrás e um parceiro indiano tenha mais de 1 bilhão de barris de petróleo comerciável, o que abasteceria os Estados Unidos, o maior consumidor da commodity, por quase 60 dias.
O Ministério de Minas e Energia confirmou que a viagem está agendada, mas não informou a razão da viagem. Embora a Petrobrás não diga as proporções do reservatório, Graça Foster o classificou, no final de setembro, como “uma bela descoberta”. De acordo com a presidente, os números ainda não podem ser confirmados porque os testes de formação ainda estão em desenvolvimento. “O que a gente diz é que trata-se de fato de uma nova província petrolífera na bacia de Sergipe-Alagoas, bem em frente a Sergipe”, disse Graça.
Mais o que se comenta desde a década de 80, é que nas costa marítima do Estado de Alagoas existe uma grande reserva de petróleo 10 vezes mais do que foi encontrada em Sergipe. Enquanto a Petrobrás não explora a costa de Alagoas, bilhões e bilhões de barris de petróleo estão sendo deixados nas profundezas do mar. O que é lamentável para a economia do Brasil, que iria lucrar com tudo isso.