GOVERNO ENVIARÁ PARA O CONGRESSO EM SETEMBRO PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA NUCLEAR

bentoO governo está se preparando para buscar quebrar o monopólio da União no setor nuclear brasileiro. E isso pode representar bilhões de dólares em investimentos no Brasil. Há muito tempo, os grandes players nacionais e internacionais do setor buscam esse objetivo, mas essa decisão depende fundamentalmente do Congresso brasileiro. Por isso, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o governo já tem uma proposta de emenda constitucional pronta, objetivando a quebra desse  monopólio na exploração de urânio, na fabricação de combustível e na geração de energia nuclear no país. Por enquanto, está sendo feito um trabalho de de esclarecimento junto aos parlamentares mostrando o vigor desse segmento e a grande perspectiva de proporcionar um crescimento técnico e científico do setor no Brasil, bem como criando uma nova cadeira de fornecedores e milhares de empregos diretos e indiretos no Brasil. A medida discutida pelo Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro será enviada ao Congresso Nacional. A quebra do monopólio é uma demanda que existe há cerca de 25 anos e agora está sendo destravada.

O governo também pretende enviar ao Congresso a proposta de criação da Agência Nacional de Segurança Nuclear, que vai assumir toda a parte de regulação e de fiscalização realizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Com o desmembramento, a CNEN ficará responsável por tratar da atividade nuclear em áreas como medicina, agricultura e outras aplicações, explicou o ministro. Isso será feito dentro de mais alguns dias, ainda no mês de setembro. O ministro reafirmou que a conclusão de usina nuclear de Angra 3 continua sendo prioridade para o governo. A expectativa é de que até o fim do ano seja escolhida a vencedora da licitação para concluir a empreendimento até 2025. “Acreditamos que até o final desse ano nós vamos apresentar quem vai ser o parceiro de Angra 3 e qual será a fonte de recursos para a conclusão da obra”, disse o ministro.

5
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
JoaoPedro Tavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Joao
Visitante
Joao

Estão criando mais mamat…digo, criando as condições para abertura do setor nuclear.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

lá vem outro energúmeno falar sobre algo que não sabe, a internet permite isso

Joao
Visitante
Joao

Olha lá a ANM, meu querido pedroca.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Joaninha, seu ridículo. Porque diabos querem impedir o desenvolvimento da energia mais limpa e de maior eficiência que a humanidade já criou? É por causa de gente ignorante como você que estamos destinados ao retrocesso

Joao
Visitante
Joao

me deixe em paz, pedroquinha