GOVERNO ESTUDA POSSIBILIDADE DE SOCORRER DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA
Para evitar que o aumento no preço da energia comercializada seja repassada para a conta de luz, o Tesouro Nacional considera a possibilidade de socorrer as companhias de distribuição de energia elétrica. No ano passado, o governo já havia transferido recursos às distribuidoras, para evitar um aumento de preço da tarifa. Ao todo, foram desembolsados R$ 9,8 bilhões para o setor elétrico no ano passado.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (foto), informou que a pasta, o Tesouro Nacional e a Casa Civil procuram a melhor solução possível para preservar a situação dos consumidores. Neste ano, o governo conta com R$ 9 bilhões em recursos do Orçamento exatamente para esse fim, mas técnicos da área elétrica do governo admitem que o volume total de recursos necessários será superior a esse patamar.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que, se for necessário, o Tesouro Nacional pode dar ajuda auxiliar para distribuidoras de energia, além do que está previsto no Orçamento para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), mas não detalhou valores. Ainda há divisão interna no governo sobre como agir para evitar que os repasses sejam muito elevados.
Deixe seu comentário