GOVERNO ESTUDA POSSIBILIDADE DE SOCORRER DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA

Edison LobaoPara evitar que o aumento no preço da energia comercializada seja repassada para a conta de luz, o Tesouro Nacional considera a possibilidade de socorrer as companhias de distribuição de energia elétrica. No ano passado, o governo já havia transferido recursos às distribuidoras, para evitar um aumento de preço da tarifa. Ao todo, foram desembolsados R$ 9,8 bilhões para o setor elétrico no ano passado.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (foto), informou que a pasta, o Tesouro Nacional e a Casa Civil procuram a melhor solução possível para preservar a situação dos consumidores. Neste ano, o governo conta com R$ 9 bilhões em recursos do Orçamento exatamente para esse fim, mas técnicos da área elétrica do governo admitem que o volume total de recursos necessários será superior a esse patamar.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que, se for necessário, o Tesouro Nacional pode dar ajuda auxiliar para distribuidoras de energia, além do que está previsto no Orçamento para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), mas não detalhou valores. Ainda há divisão interna no governo sobre como agir para evitar que os repasses sejam muito elevados.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of