GOVERNO FARÁ REUNIÃO PARA DEFINIR POLÍTICA DE CONTEÚDO LOCAL NA PRÓXIMA SEMANA
Os momentos decisivos sobre o futuro da política de conteúdo local no Brasil estão se aproximando. O Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse nesta quinta-feira (9) que o governo fará uma reunião na próxima semana, dia 16, para bater o martelo sobre as mudanças na regulação de conteúdo nacional.
O ministro afirmou que a reunião será coordenada pela Casa Civil, com participação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Em sua fala, Coelho Filho declarou que é necessário encontrar uma solução que seja boa para todos. Ainda de acordo com o ministro, muitos investimentos podem ser destrancados com os próximos leilões da ANP e que a mudança na política de conteúdo local é parte importante nesse processo.
Coelho Filho falou ainda que entidades do setor estão sendo ouvidas pelo governo durante as últimas semanas, como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além da própria Petrobrás. Já em relação à prorrogação do Repetro, o regime aduaneiro especial de exportação e de importação de bens para exploração de óleo e gás, o ministro disse que uma decisão sobre o tema pode acontecer até o mês de março.
Até em Moçambique, na exploração dos campos de gás da Bacia do Rovuma, as multi Eni e Anadarko estão obrigadas a fomentar a industria local e a formação de mão de obra, ou seja, o conteúdo local. Realmente, estamos pagando um preço alto pela irresponsabilidade de não respeitar a urna. A quadrilha que tomou conta do governo consegue ser pior e mais descarada. Ou acham que não está rolando dinheiro do lobby das petroleiras?