GOVERNO FEDERAL LANÇA O PROGRAMA MINERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O governo federal lançou hoje (28) oficialmente o Programa Mineração e Desenvolvimento (PMD) durante evento com a participação do presidente Jair Bolsonaro e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, além autoridades e profissionais ligados ao setor. Conforme já noticiamos, o programa possui uma série de metas e projetos, como ampliar as áreas de aproveitamento mineral e realização de levantamentos geológicos, geofísicos e geoquímicos no país.
Em breve fala, Bolsonaro mencionou o minério de nióbio, dizendo que o material pode produzir maravilhas para o mundo em todos os setores, assim como o grafeno. “Gostaríamos muito de explorar isso [nióbio e grafeno], juntamente com um país que pudesse oferecer um trabalho em conjunto para explorar aquilo que nós temos”, disse.
Já o ministro Bento Albuquerque falou um pouco mais sobre o escopo do PMD, que define a agenda do Governo para a mineração no período de 2020 a 2023. “O Programa Mineração e Desenvolvimento que apresentamos materializa a entrega à sociedade do resultado de parte importante dos compromissos que assumimos com relação à mineração. São frentes de atuação que vão promover o aumento do conhecimento geológico, o desenvolvimento tecnológico e agregação de valor aos insumos”, afirmou.
O PMD está sendo desenvolvido desde 2019 e contempla 110 metas, além de ações em dez áreas de concentração temática para a mineração para o período de 2020 a 2023. O programa trata de questões referentes à economia mineral, à sustentabilidade, conhecimento geológico, aproveitamento mineral em novas áreas, investimentos e financiamentos para o setor mineral e à tecnologia e à inovação mineral.
Deixe seu comentário