faixa - nao remover

GOVERNO INSTITUIU O PROGRAMA ENERGIAS DA AMAZÔNIA PARA REDUZIR CONSUMO DE ÓLEO DIESEL NA REGIÃO

silveiraO governo publicou hoje (17) o decreto que instituiu o programa Energias da Amazônia, com o objetivo de reduzir o uso de óleo diesel na produção de energia na região. A ideia é substituir as usinas termelétricas por fontes renováveis. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a geração de energia é majoritariamente a óleo diesel nos mais de 200 sistemas isolados da Amazônia e, por isso, serão investidos cerca de R$ 5 bilhões para viabilizar a transição nesses sistemas.

Estima-se que as atuais 211 localidades emitem cerca de 2,3 milhões de toneladas de CO2 anualmente, com base nos dados de geração de 2022. “Durante a execução do Programa, dados mostram que podem ser evitados a emissão de cerca de 1,5 milhões de toneladas de CO2 decorrentes da redução ou substituição do óleo diesel como principal fonte para a geração de energia elétrica na região Amazônica”, disse o ministro Alexandre Silveira. Dados do Ministério de Minas e Energia mostram também que a região Norte do Brasil consome cerca de R$ 12 bilhões por ano para atender ao suprimento de energia elétrica dos sistemas isolados da Amazônia.

Os sistemas isolados são termelétricas que são utilizadas para geração de energia em regiões que ainda não possuem linha de transmissão. As usinas, na sua maioria, usam óleo diesel. Os mais de 200 sistemas isolados da Amazônia Legal estão espalhados em seis estados do Norte. Os sistemas isolados têm um alto nível de perdas, com localidades chegando a mais de 70% de perdas. O estado do Amazonas é o que concentra o maior número de sistemas isolados – são 97 no total.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of