GOVERNO JAPONÊS AUTORIZA O REINÍCIO DA UNIDADE 2 DA USINA NUCLEAR DE ONAGAWA

qaqaqA Tohoku Electric Power Company recebeu  a aprovação de Murai Yoshihiro(foto), governador da Prefeitura de Miyagi, para reiniciar a unidade 2 de sua usina nuclear Onagawa  no  nordeste do Japão. A empresa pretende reiniciar o reator de água fervente (BWR) de 796 MWe em  2022. Murai anunciou sua decisão após se encontrar com Hiroshi Kameyama, prefeito da cidade de Ishinomaki, e Yoshiaki Suda, prefeito da cidade de Onagawa. Os dois municípios hospedam a usina nuclear Onagawa. Em uma reunião de 9 de novembro, os líderes da maioria dos 35 municípios de Miyagi concordaram em apoiar as decisões de Onagawa e Ishinomaki. “Decidi entender a política do governo para promover o reinício das usinas nucleares. Espera-se que a operação crie empregos e tenha um efeito de transbordamento econômico devido aos pedidos de empresas locais.”

A usina Onagawa foi a usina nuclear mais próxima do epicentro do terremoto e tsunami de 11 de março de 2011, mas sofreu muito menos danos. O terremoto swswsswswderrubou quatro das cinco linhas de força externas da usina, mas a linha restante forneceu energia suficiente para seus três BWRs serem desligados a frio. Onagawa 1 sofreu brevemente um incêndio no prédio da turbina não nuclear. A planta não foi afetada pelo tsunami, uma vez que fica em um aterro elevado a mais de 14 m acima do nível do mar, mas os pisos do porão da unidade 2 foram inundados. Uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica em agosto de 2012 concluiu que os elementos estruturais da usina nuclear estavam “notavelmente intactos, dada a magnitude do movimento do solo experimentado e a duração e tamanho deste grande terremoto”.

Onagawa 2 se tornará o primeiro BWR japonês – o mesmo tipo usado na planta danificada de Fukushima Daiichi – a ser reiniciado. Os BWRs na planta Kashiwazaki-Kariwa da Tokyo Electric Power Company na Prefeitura de Niigata e na unidade 2 da planta Tokai da Japan Atomic Power Company na Prefeitura de Ibaraki já receberam a aprovação da NRA para reiniciar, mas ainda precisam obter o consentimento local. Tohoku já decidiu desativar a unidade 1 de Onagawa e está considerando aplicar para reiniciar a unidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of