GOVERNO PUBLICA DIRETRIZES PARA GERAÇÃO ADICIONAL A BIOMASSA E COGEN COMEMORA A MEDIDA

mariseteO Ministério de Minas e Energia publicou hoje (23) no Diário Oficial da União uma portaria que traz as diretrizes para a oferta adicional de geração de energia elétrica proveniente de usinas termelétricas a biomassa. De acordo com o texto, essa energia será utilizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico como geração adicional para atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), desde que aceita pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

O texto foi assinado pela secretária-executiva da pasta, Marisete Pereira (foto). Ela está respondendo pelo ministério durante a viagem de Bento Albuquerque à Itália, onde participa da Sessão Ministerial Conjunta Clima e Energia do G-20. A portaria completa pode ser acessada neste link.

newton-duarteA portaria do MME foi celebrada pela Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), presidida por Newton Duarte (foto à direita). A entidade declarou que as usinas de biomassa possuem potencial de “colaborar com uma energia que poderá evitar um maior deplecionamento dos reservatórios das hidrelétricas e guardar de 1 a 2 pontos percentuais de água no subsistema Sudeste-Centro-Oeste, com uma energia de qualidade, renovável e próxima do ponto de consumo”.

Além disso, a Cogen também explicou que a portaria também abrangerá o segmento de gás natural. Isso porque serão aceitas as ofertas provenientes de termelétricas enquadradas como cogeração qualificada, abrindo espaço para a contribuição das usinas de cogeração movidas a gás natural. “A estimativa é que, dentro de 15 dias, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica deverão publicar os procedimentos e rotinas para operacionalização desta portaria”, finalizou a Cogen.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of