GOVERNO TRABALHA PARA AGILIZAR LEILÃO DE ÁREAS UNITIZÁVEIS E 14ª RODADA DA ANP

Marcio FelixO mercado de óleo e gás brasileiro deve ter novas oportunidades em breve. O governo vem avançando no processo de levar a leilão áreas unitizáveis, como vinha sendo discutido na indústria nos últimos tempos. Quatro delas já foram mapeadas e a lista das primeiras a serem ofertadas deve incluir as reservas ligadas às descobertas de Carcará, Tartaruga Mestiça e Sapinhoá, sob operação da Petrobrás, e Gato do Mato, operada pela Shell.

As informações foram dadas pelo novo secretário de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix (foto), ainda não empossado. A previsão dada por ele é que o leilão seja realizado o mais breve possível, no primeiro ou segundo trimestre de 2017.

Para que o certame possa ser efetivado, no entanto, ainda falta a aprovação na Câmara e a sanção presidencial do projeto que modifica o marco regulatório do pré-sal, tirando a obrigatoriedade de operação da Petrobrás na área.

O governo tem trabalhado para tentar acelerar o andamento da matéria no Congresso e a expectativa é que o Conselho Nacional de Política energética (CNPE) indique as novas diretrizes para o leilão até agosto.

Outra ação muito esperada pelo mercado que deve ser agilizada é a 14ª rodada de licitações da ANP, apelidada de Rodadinha, por ser voltada a ativos maduros e de menor relevância, para estimular pequenos e médios produtores. O leilão está previsto para ocorrer ainda este ano, segundo Félix, que adiantou o plano de criar um calendário de rodadas bem definido, bandeira defendida há muito tempo pela indústria de óleo e gás brasileira.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of