GRÃ BRETANHA ENCOMENDA A CRIAÇÃO DE UM ROBOCOP PARA FAZER A SEGURANÇA DE SUAS USINAS NUCLEARES
Do cinema de ficção para a vida real. A Grã-Bretanha está planejando usar a força de Robocop para proteger suas instalações nucleares com bombas de tinta. Em breve, as usinas poderão ser protegidas por uma força policial composta por drones alimentados por IA equipados com bombas de tinta e armas a base de fumo. A Autoridade de Desmantelamento Nuclear (NDA), que gere instalações nucleares de alta segurança, como Sellafield e Dounreay, pretende construir uma força policial robótica para reduzir custos e aumentar a segurança em locais que contenham resíduos radioativos. Ofereceu 1,5 milhões de libras a empresas de segurança e defesa para projetos iniciais de um sistema de defesa robótico, com vista ao comissionamento de uma versão completa no futuro. O documento da NDA para o projeto afirma que um objetivo fundamental é diminuir os custos através da redução do número de polícias armados. Atualmente, a Polícia Nuclear Civil emprega cerca de 1.600 pessoas, com a sua fatura a aumentar para 130 milhões de libras em 2022/23 – acima dos 110 milhões de libras em 2018.
“A NDA cobre 17 instalações nucleares, 1.000 hectares de terreno e mais de 800 edifícios. Estamos interessados em formas inovadoras de garantir que nossos locais permaneçam seguros e protegidos em um ambiente com recursos limitados.” Um porta-voz da NDA confirmou os planos do “roboforce”, alegando que os policiais serão capazes de controlar a tecnologia sem serem expostos ao perigo. “Eles poderão anular o sistema ou investigar e lidar com intrusos a partir de uma sala de controle.”
A segurança é uma questão fundamental para a NDA. A sua instalação em Sellafield, a maior, contém mais de 100 toneladas de plutónio e 81 000 metros cúbicos de resíduos de alto nível. Esses resíduos permanecerão tóxicos durante muito tempo, o que significa que a NDA enfrentará uma conta de segurança crescente até que os resíduos possam ser enterrados. Isto forçou a agência governamental a considerar novas alternativas para a segurança humana. “Os sistemas de segurança devem considerar dispositivos que possam ser implantados a partir de plataformas móveis para dissuadir ou atrasar os agentes de ameaças. Isso ganhará tempo para os socorristas e potencialmente ajudará em qualquer investigação pós-incidente.”
Os sistemas podem incluir drones ou veículos equipados para explodir intrusos com ruído branco, desorientá-los com fumaça ou até mesmo atacá-los com bombas de tinta. A NDA também quer que seu roboforce carregue câmeras de 360 graus contendo tecnologia de reconhecimento facial que possa detectar comportamentos anormais. Andrew Gray, gerente de entrega de inovação da NDA, disse que: “Manter nossos locais seguros e protegidos é absolutamente crítico para cumprir nossa missão de acordo com nossas obrigações regulatórias. Buscamos continuamente tecnologias de ponta e soluções inovadoras que nos permitam superar os desafios que enfrentamos no desmantelamento nuclear e fornecer resultados eficazes e eficientes ao público.”
Deixe seu comentário