GRAÇA AFIRMA QUE PETROBRÁS MERECIA PRESIDENTE MELHOR QUE ELA
Em depoimento à CPI da Petrobrás, na Câmara dos Deputados, a ex-presidente da companhia, Graça Foster (foto), declarou que a estatal merecia uma gestora melhor que ela, já que foi incapaz de identificar as práticas ilegais que se davam sob sua gestão. Graça, no entanto, disse que concorda com Sergio Gabrielli quanto à inexistência de corrupção sistêmica ou institucionalizada dentro da Petrobrás.
A ex-presidente afirmou que o esquema de corrupção se formou fora da empresa e que “nunca soube de pagamento de propina” dentro da estatal. Quando questionada sobre como se sentia com toda a situação por que passa a Petrobrás, Grça disse ter passado por várias fases de sentimento, mas que hoje sente muito vergonha.
Segundo a depoente, tudo o que competia à estatal internamente para apurar as denúncias foi, e está sendo, feito, através de uma investigação interna, que deve levar um ou dois anos para ser concluída.
“Não foi a Petrobrás que descobriu corrupção na Petrobrás. Entendo que o descobridor foi a Polícia Federal, foi o Ministério Público Federal, que descobriram [o esquema], a ser confirmado o cartel e tudo posto na mídia. O grande descobridor foi a Polícia Federal”, disse.
Graça afirmou ainda que se nega a acreditar no que o ex-gerente Pedro Barusco relatou em sua delação premiada, afirmando que ainda “não há fato real” sobre isso. Barusco afirmou ao Ministério Público ter recebido propina em quase 90 contratos fechados pela Petrobrás com outras empresas e se comprometeu a devolver quase US$ 100 milhões alocados em contas no exterior. No entanto, a ex-presidente disse que não pode “ver como verdadeira” a fala do ex-gerente. Parte do dinheiro já começou a ser repatriado pelo Ministério Público.
Quando questionada sobre a existência de prejuízos para a Petrobrás com o Gasene, Graça afirmou que o preço terminou 20% acima do previsto, mas com um valor “adequado”. “O valor justo do Gasene superou o valor contábil”, disse.
A ex-presidente voltou a falar ainda sobre Pasadena, repetindo a mesma afirmação que já tinha feito nas outras idas ao Congresso Nacional: “Olhando hoje, Pasadena não foi um bom negócio”.
Apesar de ir contra a maré , acredito nas palavras da colega Graça Foster.
Acho que ela foi vitima de pseudos amigos e que estava fazendo um trabalho interessante a frente da Petrobras.
Lamentável encerrar uma carreira tão brilhante, vindo do complexo do Alemão até a presidência da Petrobras de forma tão absurda por causa dos ladrões do PT e seus capangas.
De qualquer forma , a Sra. tem meu respeito de cidadão e colega de profissão.
CPI da PETROBRAS – DEPOIMENTO DE GRAÇA FOSTER: A ex-presidente da PETROBRAS, Graça Foster mente descaradamente de forma reiterada aos parlamentares ao informar que nada sabia da roubalheira que se instalou na Petrobras a partir de 2003, inclusive no seu mandato. Em 2012, já como engenheiro aposentado da Petrobras, denunciei a roubalheira e solicitei esclarecimentos diretamente a Graça Foster acerca da negociata na aquisição da Refinaria de Pasadena, que, prontamente foi por ela negado, conforme disposto nos link’s relacionados a seguir. Inconformado com o comportamento da Graça Foster em não reconhecer a denuncia e negar informação, recorri ao Jorge Hage… Read more »