GRANDES DATA CENTERS PODERÃO USAR A ENERGIA GERADA DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES PARA ABASTECIMENTO

ALANO uso da  fonte nuclear pode ser uma opção viável para fornecer energia limpa a alguns dos maiores centros de dados do mundo. Os analistas da empresa de pesquisa de tecnologia Omdia argumentam que pequenos reatores modulares (SMRs) podem se tornar predominantes nos próximos anos, substituindo a necessidade de centros de dados de extrair energia da rede por sua própria alternativa ecológica. Esses reatores têm sido usados em certas indústrias por muitos anos, como a propulsão de submarinos da Marinha dos Estados Unidos, que tem mais de 80 navios empregando a tecnologia. As SMRs produzem muito menos energia do que as instalações nucleares padrão, medidas em megawatts em vez de gigawatts.

Um dos coautores do relatório, Alan Howard, disse que obter um valor preciso do consumo de energia dos data centers usados pelos provedores de armazenamento emDATA CENTER nuvem   é complicado, pois eles geralmente não fornecem esses números com facilidade ou precisão.  Um data center típico de grande escala pode usar 125MW de energia, o que significa que quatro SMRs seriam necessários se eles produzissem 35MW típicos cada. Um problema, no entanto, é a quantidade de espaço necessária para acomodar SMRs, normalmente exigindo cerca de 200.000 pés quadrados. Isso significa que eles só seriam realmente viáveis nos maiores locais de data center. Por esse motivo, o relatório recomenda seu uso para  que exijam mais de 100MW.

No entanto, Howard também sugere que os centros menores poderiam fazer parceria com outras indústrias locais para fazer uso da energia excedente. Além disso, ele também afirmou que reatores ainda menores, conhecidos como microrreatores, poderiam ser usados para backup de energia em data centers, em substituição às baterias e geradores a diesel usados atualmente. Howard e seu co-autor, Vladimir Galabov, argumentam que, devido à pequena escala dos SMRs, eles são muito menos arriscados, além de terem corrigido os problemas de design e segurança dos reatores mais antigos.

Embora os SMRs não precisem de reabastecimento com tanta frequência – atualmente pode ser a cada 10 anos, e o relatório afirma que projetos mais novos podem aumentar isso para 30-40 anos. O otimismo ainda permanece em torno dos SMRs, no entanto. Na frente de custos, a NuScale, uma startup da SMR, estima que em vários anos seus reatores custarão entre US$ 40/MWh e US$ 65/MWh ao longo de sua vida útil, colocando-os perto dos custos de energia eólica e gás natural, mas logo atrás da energia solar.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of