GRANDES EMPRESAS DE ENERGIA ASSINAM MEMORANDO PARA EXPLORAREM A CONSTRUÇÃO DE PEQUENOS REATORES EM TODO MUNDO

camecoA Cameco, a  GE Hitachi Nuclear Energy, a GEH SMR Technologies Canada, e a Synthos Green Energy (SGE), celebraram um Memorando de Entendimento para avaliar o estabelecimento potencial de uma cadeia de abastecimento de urânio combustível no Canadá, capaz de atender a uma frota potencial de pequenos reatores modulares BWRX-300 na Polônia. A Synthos, fabricante de borracha sintética e um dos maiores produtores de matérias-primas químicas na Polônia, está interessada em obter eletricidade livre de carbono, sob demanda e acessível, de uma fonte confiável e dedicada. Em 2019, a SGE e a GEH concordaram em colaborar em possíveis aplicativos de implantação para o BWRX-300 no país e assinaram um acordo estratégico em 2020 que avançou ainda mais a agora.

A Cameco fornece urânio, serviços de refino e conversão do produto para a indústria nuclear em todo o mundo. Em julho deste ano, as empresas concordaram em explorar várias áreas de cooperação para promover a comercialização e implantação de SMRs BWRX-300 no Canadá e em todo o mundo. Neste momento surge a possibilidade de usar a tecnologia na Polônia. O CEO da Cameco, Tim Gitzel (foto principal), disse: “Acreditamos que a energia nuclear terá um papel importante em ajudar países e empresas em todo o mundo a atingir suas metas de emissão líquida zero. Este memorando  é um ótimo exemplo do tipo derafal soluções inovadoras que empresas como a Synthos Green Energy estão explorando e como os SMRs podem contribuir para os esforços da indústria para descarbonizar.”

“Estamos ansiosos para trabalhar com Cameco e GEH para entender os requisitos de urânio para uma frota de BWRX-300s na Polônia e o suporte que o Canadá tem a oferecer”, disse Rafa? Kasprów (foto à direita), presidente do Conselho de SGE. “Além deste MOU, a SGE está trabalhando em estreita colaboração com a GEH para identificar oportunidades de cadeia de jaysuprimentos na Polônia que complementem as capacidades de exportação que estão sendo desenvolvidas no Canadá para o BWRX-300, o que poderia nos permitir fornecer eletricidade livre de carbono para a rede

Jay Wileman (foto à esquerda), presidente e diretor executivo da GEH, também se manifestou depois de assinar o memorando:  “A GEH tem a honra de trabalhar com a Cameco e a Synthos Green Energy para implantar o BWRX-300. Por meio de nossa colaboração, esperamos a oportunidade de trazer a geração de energia livre de carbono para a Polônia e apoiar a criação de valiosos empregos no fornecimento de urânio no Canadá”.

O BWRX-300 é um SMR de circulação natural de 300 MWe resfriado a água com sistemas de segurança passiva que alavanca o projeto e a base de licenciamento do ESBWR certificado pelo NRC dos EUA da GEH. Por meio de uma simplificação dramática e inovadora do projeto, os projetos da GEH que o BWRX-300 exigirá um custo de capital significativamente menor por MW em comparação com outros projetos SMR. Aproveitando a certificação de design ESBWR existente, utilizando o design de combustível GNF2 licenciado e comprovado e incorporando componentes comprovados e experiência em cadeia de suprimentos, a GEH acredita que o BWRX-300 pode se tornar o SMR de menor risco, custo competitivo e mais rápido para comercializar.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of