GRUPO ALEMÃO MAN ENERGY CONSTRUIRÁ TRENS COMPRESSORES PARA O FPSO RAIA, QUE SERÁ INSTALADO NA BACIA DE CAMPOS
O grupo alemão MAN Energy Solutions conquistou um grande contrato para um projeto no Brasil. A empresa foi selecionada pela Modec para fornecer 11 conjuntos de compressores do tipo RB para o FPSO Raia, que será instalado na Bacia de Campos. O escopo de trabalho da MAN Energy Solutions envolve a aplicação de gás lift, injeção e exportação do FPSO nos 11 conjuntos de compressão centrífuga acionados eletricamente. A entrega dos conjuntos de compressores está prevista para período entre o quatro trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025.
“Estamos orgulhosos de apoiar o desenvolvimento adicional da indústria de energia do Brasil com este importante projeto em grande escala. Com a Modec, compartilhamos uma sólida história de projetos bem-sucedidos de FPSO ao redor do mundo, e esperamos continuar essa excelente colaboração”, disse o Chefe de Vendas e Gerenciamento de Projetos, Up- & Midstream da MAN Energy Solutions, Basil Zweifel.
Uma vez operacionais, os sistemas de compressão da MAN devem ajudar a manter a pressão do campo, maximizando a quantidade e eficiência da produção de gás. A empresa explica que as unidades de compressores aéreos e de injeção de gás serão acionadas por motores elétricos de velocidade fixa, com as unidades de alta e baixa pressão equipadas com acionamentos de frequência variável.
“Atender aos rigorosos objetivos de redução de CO2 para este projeto nas desafiadoras condições ambientais de águas profundas requer um alto grau de flexibilidade e eficiência. Nossa abrangente experiência técnica e a confiabilidade incomparável de nossos sistemas de compressores desempenham um papel decisivo para alcançar esses objetivos”, acrescentou Zweifel.
Para lembrar, o Projeto Raia é operado pela Equinor (35%), em parceria com a Repsol Sinopec Brasil (35%) e a Petrobrás (30%). A Equinor apresentou as declarações de comercialidade e planos de desenvolvimento de dois campos de gás natural – Raia Manta e Raia Pintada – no bloco BM-C-33, em setembro do ano passado. O início da produção na área está previsto para 2028. O desenvolvimento de Raia Manta e Raia Pintada será o primeiro projeto no Brasil a tratar gás na própria plataforma, conectando-se à rede nacional sem a necessidade de processamento adicional em terra. A comercialização do gás será realizada por meio de um gasoduto offshore de 200 km do FPSO para Cabiúnas, na cidade de Macaé (RJ). Os líquidos serão escoados por meio de navios-tanque.
O estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ), foi contratado pela japonesa Modec para construir módulos topside para o navio-plataforma, conforme noticiamos em dezembro. O escopo de trabalho compreende a fabricação de três módulos: unidade de recuperação de vapor/flare knockout (VRU/ FLARE KO); separação e estabilização de óleo; e circulação da linha de fluxo e sistemas de medição.
Deixe seu comentário