GRUPO ASPEBRAS COMPRA TERMELÉTRICA NA CIDADE DE GUARAPUAVA, NO PARANÁ

swswssswO Grupo Asperbras adquiriu a Usina Termelétrica de Guarapuava, que estava em funcionamento desde 2018. O grupo tem focado seus esforços na expansão e com esse objetivo, diversos processos foram reavaliados e reformulados para atingir a otimização e verticalização de seus negócios. A empresa considera que isso que trouxe melhorias para diversas subsidiárias do grupo. A UTE passou por atualizações durante os meses de pandemia e, segundo um dos diretores do Grupo, José Maurício Caldeira(FOTO):   “Essas melhorias permitirão que o processo de produção de energia da usina se torne ainda mais sustentável.” Desde março, a Usina de Guarapuava passou por um processo de modernização e reforma do maquinário. O intuito da atualização dos equipamentos é possibilitar a redução do consumo de biomassa na geração de energia elétrica, tornando a produção mais sustentável, e permitindo que a usina atinja sua capacidade total nominal de produção de 12,3 megawatts por hora.

A previsão é de que durante os próximos meses, o complexo passe por todos os testes necessários para que, então, volte à ativa. “A responsabilidade socioambiental é uma realidade para o Grupo Asperbras. É por esse motivo que investimos, constantemente, em certificações que atestam a sustentabilidade de nosso negócio.” Localizada na região centro-sul do Paraná, o complexo de Guarapuava é totalmente focado na produção XSSXXde energia a partir da biomassa, ou seja, resíduos de fábricas e florestas da região. Sua produção energética abastece indiretamente a planta da Greenplac – fábrica de MDF subsidiária do grupo, instalada em Água Clara (MS), por meio de compensação.  Toda a energia da usina é vendida no mercado, e os recursos são usados na compra da energia para a fábrica de MDF. Assim, a energia articulada ao sistema de produção industrial acaba tornando o processo ainda mais sustentável, pois sua combustão devolve à natureza apenas o carbono que a planta utilizou para crescer.

Dessa maneira, a Usina de Guarapuava é parte indispensável na verticalização dos processos da Greenplac, pois alimenta indiretamente o complexo industrial por meio da compensação energética. Além da energia de fontes próprias, a Greenplac também utiliza eucaliptos provenientes de suas plantações, resina de produção interna e água de reuso, tornando-a produtora de 80% dos insumos utilizados na fabricação do MDF. “A Asperbras está em busca constante de otimização e inovação de todos os seus processos.  Dessa maneira demonstramos a dedicação do grupo em oferecer produtos e serviços da mais alta qualidade, com responsabilidade ambiental” finaliza Caldeira.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of