GRUPO UNIGEL ASSUMIRÁ O CONTROLE DAS FÁBRICAS DE FERTILIZANTES DA PETROBRÁS POR 10 ANOS
A Petrobrás anunciou nesta quinta-feira (21) que passará o controle das fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) e de Sergipe (Fafen-SE) para a empresa Proquigel Química S.A, do grupo Unigel. O contrato de arrendamento das unidades terá duração de dez anos, renováveis por mais dez. O negócio envolve R$ 177 milhões, de acordo com a estatal.
Além do arrendamento das fábricas, a Proquigel assumirá o controle dos terminais marítimos de amônia e ureia no Porto de Aratu, na Bahia. A diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, justificou o negócio com a alegação já conhecida pelo mercado – o interesse da Petrobrás em fazer investimentos apenas na produção de óleo e gás no Brasil.
“Ao focarmos nas atividades principais da empresa, estamos também abrindo espaço para que novas empresas surjam e comecem a investir em novos segmentos. Isso trará benefícios tanto para Bahia, quanto para Sergipe, pois abre novas perspectivas para as economias locais. A expectativa é que todos os envolvidos ganhem com o negócio”, afirmou.
A Petrobrás disse ainda que o arrendamento se mostrou uma alternativa para a continuidade da operação das unidades. Inicialmente, se falava na possibilidade de hibernar as duas plantas, o que causou muitos apelos por partes de trabalhadores e dos governos estaduais. A empresa afirmou ainda que “buscou alternativas e estudou as melhores condições econômicas e de custos para a transferência das instalações ao futuro operador das fábricas”.
Deixe seu comentário