PETROBRÁS CONCLUI LEVANTAMENTO SÍSMICO DO CAMPO DE BÚZIOS

13689_CGG-Marine-CGG-Oceanic-SiriusApós um ano de trabalhos, a Petrobrás concluiu a aquisição de dados sísmicos no Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. O levantamento foi considerado o maior do mundo com o uso de receptores de fundo em águas ultraprofundas. A atividade foi realizada em parceria com a empresa CGG (Compagnie Générale de Géophysique) e a Seabed Geosolutions.

De acordo com a Petrobrás, o projeto 3D Búzios Nodes utilizou a tecnologia OBN (ocean botton nodes), com receptores no fundo do oceano em 6.600 posições, cobrindo uma área de 1.620 km² – equivalente a quatro baías de Guanabara. O levantamento foi feito em profundidades que variaram entre 1.600 metros e 2.200 metros.

Para a aquisição de dados, os receptores OBN registraram as reflexões sísmicas geradas por ondas acústicas emitidas por um navio fonte”, explicou a empresa em comunicado. “A partir de agora as informações registradas passarão pela etapa de processamento sísmico, que consiste na aplicação de técnicas computacionais específicas na criação do imageamento da geologia em subsuperficie. O produto deste trabalho resultará em um dado geofísico de elevada qualidade”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of