GRUPO UNIPAR FAZ UMA JOINT VENTURE COM A AES PARA CONSTRUÍREM UM COMPLEXO EÓLICO NO RIO GRANDE DO NORTE

UNIPARA Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, e a AES Brasil, uma das principais geradoras de energia renovável, anunciam a constituição de segunda Joint Venture entre as duas empresas para a construção e operação de novo parque eólico no Rio Grande do Norte. O Projeto será desenvolvido no Complexo Eólico Cajuína, nas cidades de Lajes, Pedro Avelino, Angicos e Fernando Pedroza,  com capacidade instalada de 91 MW. Desse volume,  40 MW médios serão comercializados à Unipar por meio de um contrato de compra de energia com prazo de 20 anos, com início de vigência em 2024 e sob regime de autoprodução. As partes estimam que o início do período de construção ocorrerá no primeiro semestre de 2022. O investimento  será de aproximadamente R$ 510 milhões.

Os objetivos dos projetos da Unipar são assegurar o acesso à energia no longo prazo, ser mais competitiva no custo de energia e reduzir a pegada de carbono, uma vez que o insumo corresponde a mais de 50% dos custos de produção de cloro / soda. A prioridade estratégica da Unipar é ampliar a autoprodução de energia, a partir de fontes renováveis, em sintonia com a diretriz de sustentabilidade da empresa. Além do “Complexo Eólico Cajuína”, a Unipar havia anunciado com a AES, em novembro de 2019, o projeto de construção de um complexo de geração de energia eólica na Bahia,  com capacidade instalada de 155 MW médios. O projeto Tucano, deve estarrogerio operacional no segundo semestre de 2022. Em julho deste ano,  a Unipar também firmou uma Joint Venture com a Atlas Renewable Energy, para construção e operação de um parque de energia solar. O empreendimento na região norte de Minas Gerais terá capacidade instalada de 239 MW solares quando entrar em funcionamento, estimado para o segundo semestre de 2022.

O Presidente da Unipar, Mauricio Russomano (foto principal), diz que a companhia ultrapassará a barreira dos 80% do consumo de energia a partir de fonte renovável limpa. “Este é um passo definitivo em sustentabilidade e competitividade para a UNIPAR. Com estes três projetos melhoraremos substancialmente nossa pegada de carbono, produziremos hidrogênio verde e garantiremos acesso a energia elétrica com maior eficiência nos custos. Além disso, ampliamos nossa contribuição social, com a geração de empregos e renda nas regiões do entorno do parque eólico no Nordeste, em linha com a nosso interesse de promover inclusão e desenvolvimento nas comunidades”, afirmou.

Rogerio Jorge (foto à direita), vice-presidente de Relacionamento com o Cliente da AES Brasil, afirmou que este novo acordo reforça nossa estratégia e reafirma a confiança que a Unipar tem na AES Brasil. “Para nós, é uma satisfação sermos novamente escolhidos para contribuir com uma maior competitividade e sustentabilidade ao negócio da Unipar”, comentou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of