GRUPOS DE ENERGIA LIMPA DO REINO UNIDO PEDEM E GOVERNO INICIA ESTUDOS POR MAIS ENERGIA NUCLEAR, SOLAR E EÓLICA ATÉ 2035

aqaqaaA Nuclear Industry Association (NIA), RenewableUK e Solar Energy UK – que representam os três principais geradores de energia zero-carbono da Grã-Bretanha – pediram uma ação urgente para construir uma nova capacidade eólica, nuclear e solar e para uma meta vinculativa de descarbonização de 100% da rede até 2035. Em um comunicado conjunto, disseram que “faltando apenas seis meses para o Reino Unido co-organizar a cúpula da COP26, a rede elétrica da Grã-Bretanha está mais suja agora do que há um ano, devido a forte dependência de combustíveis fósseis”.

A medição das emissões de CO2 por unidade de eletricidade consumida,  foi cerca de 5% maior ano a ano nos primeiros quatro meses de 2021. A geração a gás foi de 22% superior, impulsionado pela necessidade de atender à demanda. Isso ocorreu apesar de o Reino Unido ter passado mais semanas sob as restrições do COVID-19 de janeiro a abril de 2021 do que no mesmo período de 2020. “Apesar dos dias recordes individuais, a rede estava em média 20% mais suja em abril de 2021 do que em abril de 2020, com uma intensidade de carbono de 200 gCO2 / kWh”, diz o comunicado. “A descarbonização da rede é essencial para atingir a nova meta do governo de redução de 78% nas emissões até 2035 e zero líquido até 2050. Eletricidade limpa será necessária para abastecer novas frotas de veículos elétricos, bombas de calor domésticas e produção de hidrogênio verde, os primeiros passos para descarbonizar o resto da economia. “

O governo anunciou que apresentará legislação comprometendo-se ainda mais a criar mais energia nuclear. O anúncio foi feito por Kwasi Kwarteng (foto), secretário de Estado de Negócios, Energia e Estratégia Industrial, em um comunicado na Câmara dos Comuns. O presidente-executivo da NIA, Tom Greatrex, disse: Saudamos calorosamente a confirmação do Secretário de Estado de que o governo apresentará legislação para um novo modelo de financiamento nuclear neste Parlamento. Esta é a chave para cortar o custo de capital e impulsionar o investimento em novos projetos. Instamos o governo a apresentar a legislação o mais rápido possível, para que possamos avançar e construir a capacidade nuclear de que precisamos para atingir o zero líquido e criar bons empregos em todo o país”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of