GUARARAPES AMPLIA FÁBRICA PARA PODER ATENDER CRESCIMENTO NOS NEGÓCIOS DE PAINÉIS DE MDF

WSWSWSA Guararapes, uma empresa de referência nacional na produção de painéis de MDF, está investindo na implantação de uma nova linha de produção no complexo localizado em Caçador, região central de Santa Catarina. A cidade já conta com uma planta industrial da empresa, que com o novo aporte, ampliará a capacidade instalada em mais 90%, com uma a capacidade de produzir  1,140 milhão m³ / ano em painéis de MDF. As obras estão previstas para começar no final do primeiro semestre deste ano, e a unidade deverá iniciar suas operações no último trimestre de 2022. Quando iniciar a operação, a terceira linha de produção vai gerar mais de 220 empregos diretos e cerca de 800 indiretos, totalizando a criação de mais de mil postos de trabalho. Além disso, mais de 700 pessoas trabalharão no canteiro de obras.

Com esta expansão, a Guararapes se consolida entre os maiores produtores de painéis de madeira da América Latina, como conta o CEO da companhia,wswswsws Ricardo Pedroso:  “A ampliação irá aportar ao País uma das mais modernas plantas do mundo, altamente produtiva, sustentável e com equipamentos de última geração como um scanner para verificar a qualidade superficial dos painéis e um inovador sistema em que a umidade natural da madeira é reaproveitada, através de um evaporador, para geração de vapor, em circuito fechado, sem emissão de efluentes.” Para a implantação da nova linha, foi contratada a empresa alemã Siempelkamp, além de outros fornecedores europeus como Vyncke, Wemhöener, Valmet e Schrader, referências mundiais na fabricação de equipamentos ligados a instalações fabris de vanguarda e alta competitividade.

dededededededdSegundo Pedroso, 2020 foi um ano recorde para a companhia. “Com a pandemia, os brasileiros mudaram os hábitos e investiram na compra de móveis e isso refletiu direta e positivamente na performance da empresa. Com a expansão, conseguiremos atender essa crescente demanda com mais agilidade, flexibilidade e muita tecnologia”. De acordo com a IBA (Indústria Brasileira de Árvores), entidade que representa o setor, o mercado doméstico de painéis de MDF cresceu 9,3% de 2019 para 2020, passando de 3,893 milhões de m³ para 4,257 milhões de m³. As exportações do setor também cresceram: 5,9%, passando de 1,025 para 1,085 mil m³. “A Guararapes é uma das maiores exportadoras de compensados e MDF do Brasil. Nós fornecemos para todos os continentes, e já são mais de 60 países contando com nossos produtos”, afirma Pedroso.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of