HIDRELÉTRICA DE ITAIPU ALCANÇA A MARCA DE 2,9 BILHÕES DE MWH PRODUZIDOS DESDE O INÍCIO DE SUA OPERAÇÃO

itaipuUm novo feito para a história da hidrelétrica Itaipu Binacional. A usina alcançou nesta semana a marca de 2,9 bilhões de MWh produzidos desde que começou a operar, em maio de 1984. Esse volume de energia seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 46 dias; o Brasil por seis anos e um mês; Paraguai por 167 anos; Estado de São Paulo por 22 anos e cinco meses; Minas Gerais por 52 anos; e Paraná por 90 anos e cinco meses.

O diretor-geral brasileiro da usina, Anatalicio Risden Junior, ressaltou que Itaipu é uma referência para o mundo em termos de eficiência e os recordes comprovam a capacidade estratégica que a planta possui para garantir o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai. “Itaipu é uma fonte de energia limpa, barata e segura. Brasil e Paraguai sabem que podem contar com a produção da usina sempre que houver demanda por carga. Isso gera uma segurança ao setor produtivo, que pode crescer sem preocupação”, declarou.

O diretor técnico executivo da Itaipu, David Krug, lembra que atualmente estão em curso mudanças significativas no setor elétrico brasileiro. Por isso, o novo feito da hidrelétrica reforça o seu papel estratégico no fornecimento de energia. “Há uma transição de matrizes, fontes como a solar e eólica estão cada vez mais sendo incorporadas à rede. Entretanto, a Itaipu segue como uma grande garantia de potência para suprir a necessidade em momentos em que essas novas fontes não forem suficientes”, explicou.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of