HIDRELÉTRICA DE ITAIPU RECEBE NOVE EMBAIXADORES QUE FORAM CONHECER DE PERTO O POTENCIAL DA USINA

swswsTermina hoje (28) a maior visita de um grupo de embaixadores à Usina hidrelétrica de Itaipu, a convite do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque,  do  chanceler Carlos França e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira. Os embaixadores da Alemanha, Austrália, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Reino Unido e União Europeia foram conhecer as práticas ambientais da usina de Itaipu. A comitiva conheceu a usina e o Parque Nacional do Iguaçu. Itaipu é reconhecida internacionalmente no setor por ter  recebido o prêmio Water for Life, da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria “Melhores práticas em gestão da água”. As ações da usina foram apresentadas ao grupo nessa sexta-feira (28) e, segundo o diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell, “será uma oportunidade de mostrar nossas ações de preservação e recuperação do meio ambiente. Estamos preparando algumas surpresas”

Participaram desta visita os embaixadores da Alemanha, Heiko Thoms; Austrália, Timothy Kane; Dinamarca, Nicolai Prytz; Espanha, Fernando García Casas;deded Estados Unidos, Todd Crawford Chapman; França, Brigitte Collet; Índia, Suresh Reddy; Reino Unido, Peter Wilson; e União Europeia, Ignacio Ybáñez Rubio. O embaixador americano revelou que, ainda que indiretamente, a Itaipu Binacional teve papel importante na vida dele. O pai, proprietário de uma indústria de equipamentos elétricos, decidiu construir uma filial no Brasil, para vender para a usina que estava começando a sair do papel:  “Vim com minha família para o Brasil em 1974, aos 11 anos, por causa da Itaipu. É incrível poder ver essa obra”, relatou Chapman. Para ele, a opção dos ministérios de escolher a Itaipu como cenário para uma conversa sobre investimentos foi muito acertada. “Quando estamos aqui, vemos o que o Brasil já fez no passado e entendemos que ele ainda pode ir ainda mais longe no futuro”, afirmou.

“Convidamos representantes de países com os quais o Brasil tem fortes laços econômicos e estratégicos”, afirmou o ministro Bento Albuquerque.Esperamos, com essa visita, conversar sobre planejamento de sistemas elétricos, modernização e oportunidades de cooperação, para que possamos consolidar ainda mais esses laços”. O governo brasileiro tem desenvolvido intensa agenda de cooperação internacional no setor de energia, com ênfase crescente em fontes limpas e renováveis. O setor de energia e mineração foi o que ffemais recebeu investimentos estrangeiros em 2020, sendo responsável por 26% do total dos investimentos externos realizados no Brasil, totalizando aproximadamente R$ 45 bilhões.

Para esta sexta-feira está previsto um tour pelo Refúgio Bela Vista da Itaipu. Além de uma apresentação sobre a Reserva da Biosfera, haverá visitas ao Hospital Veterinário, Viveiro de Mudas, Laboratório de Sementes e, por fim, a trilha do zoo, com visitas aos recintos das onças e das harpias. Poderá  haver ainda um passeio de barco pelo reservatório, com observação da faixa de proteção e apresentação das ações de usos múltiplos do reservatório, monitoramento da qualidade de água e sedimentos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of