HITACHI ENERGY FOI ESCOLHIDA PELA TAESA PARA MODERNIZAR A ESTAÇÃO CONVERSORA ENTRE O BRASIL E A ARGENTINA
A Hitachi Energy anunciou hoje(9) que ganhou um contrato para fornecer à Taesa, um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil, uma ampla atualização da estação conversora de corrente contínua de alta tensão (HVDC) de Garabi. O link pode transmitir até 2.200 megawatts de eletricidade, tornando-se o sistema HVDC back-to-back mais poderoso do mundo. Em seu comunicado, a empresa diz que “Este pedido sublinha o compromisso da Hitachi Energy Service com parcerias confiáveis de longo prazo e se baseia em nosso histórico comprovado de fornecimento de soluções inovadoras e confiáveis de serviços de energia.” A estação conversora de Garabi viabiliza a troca de energia entre a Argentina e o Brasil, o que normalmente não é possível, pois o sistema elétrico da Argentina opera a 50 Hz e o do Brasil, a 60 Hz. O sistema de transmissão compreende 490 quilômetros de linhas aéreas de corrente alternada entre as subestações do norte da Argentina e do sul do Brasil e a estação conversora HVDC de Garabi, no Brasil, perto da fronteira.
A estação iniciou a operação comercial completa em 2000 e, após mais de 20 anos em operação, o sistema de controle e proteção será atualizado com a mais recente tecnologia MACH, da Hitachi Energy, que fornece uma grande capacidade de cálculo e permite um alto grau de integração e manuseio para todas as funções de controle e proteção. Esta será a primeira atualização HVDC no Brasil e garantirá o fornecimento de eletricidade para o futuro, aumentando a confiabilidade e a disponibilidade. Niklas Persson(foto princpal), Diretor Administrativo de Grid Integration da Hitachi Energy, explicou que “Nossos sistemas de transmissão têm ajudado a garantir energia no Brasil há décadas. Estamos orgulhosos de apoiar a Taesa, ao fornecer o nosso sistema de ponta para controle de HVDC e soluções Hitachi Energy Service, tornando o link ainda mais seguro. Com base em quase 70 anos de experiência, nossos serviços estenderão a vida útil do sistema e melhorarão sua disponibilidade e confiabilidade”.
Para Emmanuel Pasqua de Moraes( foto a direita), Gerente Executivo de Planejamento e Engenharia de Expansão da Taesa, “Nossa missão é conectar o Brasil com energia elétrica segura e confiável, gerando valor para a sociedade e transmitindo energia com excelência e qualidade.Interconexões transfronteiriças como Garabi são uma parte fundamental dessa missão, e este sistema HVDC da Hitachi Energy é uma parte importante para garantir energia ao Sistema Interligado Nacional brasileiro, com conexões internacionais aumentando a segurança energética do nosso sistema”. Os sistemas HVDC são comumente usados para transmissão e troca de eletricidade em grande escala e em grandes distâncias entre duas estações conversoras HVDC, mas a estação conversora HVDC de Garabi é um sistema back-to-back em um único local. As estações back-to-back utilizam um sofisticado controle digital com o sistema HVDC para gerenciar com precisão o fluxo e as propriedades do fornecimento de eletricidade, proporcionando muitos benefícios para o controle e a estabilidade da rede.
Deixe seu comentário