HOLTEC TERMINA TRANSFERÊNCIA DE COMBUSTÍVEIS DEPOIS DE DESCOMISSIONAR USINA NUCLEAR NA CALIFÓRNIA
O último tambor de combustível usado da estação de geração nuclear da Usina Nuclear San Onofre (SONGS), fechada em 2013, foi transferida para armazenamento seco, marcando um passo importante para o descomissionamento do site da Califórnia, nos Estados Unidos. O último dos 73 tambores multiuso contendo combustível usado, foi transferida para o sistema de armazenamento Holtec HI-STORM UMAX. Além dos 73 MPCs, outros 50 botijões, também com combustível usado, estão em um sistema de armazenamento a seco TN-NUHOMS. Com a transferência, a maior parte da planta é agora um local de desconstrução. As atividades já começaram e a demolição de edifícios está prevista para começar no início de 2021.
O combustível usado será transportado para uma instalação externa quando houver alguma disponibilidade. O vice-presidente e diretor nuclear da SCE, Doug Bauder, disse que a empresa continua comprometida em garantir que seja armazenado com segurança: “Estamos desenvolvendo um plano estratégico para nos ajudar a explorar oportunidades para avançar em várias alternativas para obter o combustível usado fora do local, bem como garantir que nosso combustível esteja pronto para a coleta quando a oportunidade se apresentar.”
A SCE espera lançar o plano estratégico no início do próximo ano. Isso irá explorar alternativas para realocar o combustível usado da San Onofre para uma instalação externa para descarte permanente ou armazenamento temporário. A Holtec está trabalhando para estabelecer a instalação de armazenamento provisório consolidado no sudeste do Novo México, que usaria um sistema de armazenamento subterrâneo, semelhante ao de San Onofre. A remoção do combustível usado de usinas nucleares fechadas permite que todo o local seja devolvido a um uso mais produtivo.
Deixe seu comentário