HOLTEC TERMINA TRANSFERÊNCIA DE COMBUSTÍVEIS DEPOIS DE DESCOMISSIONAR USINA NUCLEAR NA CALIFÓRNIA

frfrfffO último tambor de combustível usado da estação de geração nuclear da Usina Nuclear San Onofre (SONGS), fechada em 2013,  foi transferida para armazenamento seco, marcando um passo importante  para o descomissionamento do site da Califórnia, nos Estados Unidos.  O último dos 73 tambores multiuso contendo combustível usado,  foi transferida para o sistema de armazenamento Holtec HI-STORM UMAX.  Além dos 73 MPCs, outros 50 botijões, também com  combustível usado, estão em um sistema de armazenamento a seco TN-NUHOMS. Com a transferência, a maior parte da planta é agora um local de desconstrução. As atividades já começaram e a demolição de edifícios está prevista para começar no início de 2021.

O combustível usado será transportado para uma instalação externa quando houver alguma disponibilidade. O vice-presidente e diretor nuclear da SCE, Doug Bauder, disse que a empresa continua comprometida em garantir que seja armazenado com segurança:  “Estamos desenvolvendo um plano estratégico para nos ajudar a explorar oportunidades para avançar em várias alternativas para obter o combustível usado fora do local, bem como garantir que nosso combustível esteja pronto para a coleta quando a oportunidade se apresentar.”

A SCE espera lançar o plano estratégico no início do próximo ano. Isso irá explorar alternativas para realocar o combustível usado da San Onofre para uma instalação externa para descarte permanente ou armazenamento temporário. A Holtec está trabalhando para estabelecer a instalação de armazenamento provisório consolidado no sudeste do Novo México, que usaria um sistema de armazenamento subterrâneo, semelhante ao de San Onofre.  A remoção do combustível usado de usinas nucleares fechadas permite que todo o local seja devolvido a um uso mais produtivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of