HONEYWELL APOSTA NO BRASIL E NA EXPANSÃO DO MERCADO DE COMBUSTÍVEIS SAF PARA AVIAÇÃO EM TODO MUNDO

honeyO futuro da aviação será o uso de combustíveis renováveis e sustentáveis, que são conhecidos como SAF, na sigla em inglês, já e domínio em todas as companhias aéreas do mundo.   Nos últimos tempos, temos ouvido muito sobre este   combustível. Nesse texto, vamos explicar o passo a passo de como o SAF vai contribuir para reduzir, significativamente, as emissões de carbono nesta indústria. E não é pouco. A aviação gera 2% de todas as emissões globais anuais de CO2, de acordo com a Associação Internacional de Energia(AIE). Essas emissões se devem em maior parte ao uso do querosene de aviação tradicional, obtido por meio de processos de refino do petróleo e que gera mais emissões. Em vez de usar petróleo bruto, o SAF começa com ingredientes renováveis, como óleos vegetais, gorduras animais e até mesmo resíduos de alimentos.

Após uma sessão de pré-tratamento destas matérias-primas, removendo alguns contaminantes para o próximo passo, passam por transformações químicas chamadaWaiting for the Flight hidrogenação e isomerização. Após esse processo a molécula já terá o formato similar ao do hidrocarboneto fóssil, resultando em um produto substituto perfeito do querosene de aviação fóssil, pronto para uso. Hoje, em função da legislação vigente, o SAF ainda não age sozinho. Ele é misturado com o combustível de aviação tradicional em uma proporção certa, para atendentimento gradual das metas de descarbonização propostas pela IATA e os diversos países que já desenvolveram regulação própria. Essa mistura, que mantém a performance do combustível tradicional, é o que faz o SAF ser tão eficaz para os aviões. Atualmente, já há testes em andamento com combustível 100% SAF, com significativa redução de emissões de carbono.

com b safAntes de ser usado para fazer os aviões decolarem, o SAF precisa passar por testes rigorosos e ser certificado. Assim como um piloto precisa de sua licença para voar, o SAF também precisa de sua licença para ser usado em aviões. O SAF é mais sustentável do que o combustível fóssil porque é produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais, gordura animal, resíduos de biomassa, CO2 capturado após síntese com hidrogênio verde, enquanto o combustível fóssil é derivado do petróleo. Isso faz com que a pegada de carbono do SAF seja até 80% menor em relação ao de origem fóssil.  Além disso, ele  que pode substituir diretamente o querosene fóssil sem a necessidade de redesenhar motores ou aeronaves.

A Honeywell, empresa que fornece tecnologia para o desenvolvimento de SAF, e a Embraer anunciaram recentemente testesaviao embraer bem-sucedidos com 100% de combustível de aviação sustentável (SAF), marcando o primeiro voo puro da história. O teste comprovou que o motor da aeronave funcionou perfeitamente, afastando a dúvida de que o combustível ficaria aquém da sua versão com petróleo. De acordo com Leon Melli, Diretor de Vendas da Honeywell UOP, o Brasil tem um papel importante no desenvolvimento do SAF. “Nosso país tem muitos recursos naturais, tecnologia e matéria-prima disponíveis para que o SAF ganhe global escala e posicionando o Brasil como um importante mercado globalmente, atraindo comb aviaoinvestidores e movimentando a economia local”. O processo Honeywell UOP Ecofining, desenvolvido em conjunto com a Eni SpA, foi inovador ao converter óleos vegetais, gordura animal e outras matérias-primas residuais como o óleo de cozinha usado em diesel renovável (HVO) e SAF. Este biocombustível avançado pode reduzir as emissões de GEE em até 80% quando comparado às emissões de combustíveis fósseis.

Por tudo isso, a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é uma peça-chave na busca da aviação por operações mais sustentáveis. O processo Ecofining da Honeywell desempenha um papel importante, permitindo a conversão eficiente de matéria prima renovável em SAF e contribuindo para a redução das emissões de carbono na aviação global. Essas inovações promissoras estão desempenhando um papel fundamental na transformação da indústria da aviação em direção a um futuro mais sustentável.

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